Topo

Esse conteúdo é antigo

Ossada de baleia é localizada com moradores no litoral de SP

Ossada de baleia foi localizada; os ossos pertencem a um animal que ficou encalhado em 2016 - Reprodução/Facebook
Ossada de baleia foi localizada; os ossos pertencem a um animal que ficou encalhado em 2016 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

31/05/2021 17h45Atualizada em 01/06/2021 01h23

O Instituto Biopesca localizou a ossada da baleia que apareceu e sumiu na Barra do Una, em Peruíbe, litoral de São Paulo. Em comunicado, a instituição informou que moradores do local recolheram a ossada para que não fosse levada pela maré.

Os técnicos do instituto confirmaram que o ponto em que a ossada estava é o mesmo em que uma espécie de baleia-sei encalhou em 2016, já sem vida. O animal foi enterrado no local.

Foram coletadas amostras do material para registro e arquivamento. O restante ficou sob guarda da Fundação Florestal e deverá estar em exposição na Barra do Una. O local, entretanto, ainda não foi definido.

A ossada, com cerca de 4 metros de comprimento, foi encontrada no dia 21 de maio e surpreendeu os moradores locais.

A presença de grandes cetáceos é comum no litoral paulista. A baleia-jubarte é migratória e viaja todos os anos cerca de 5 mil km desde a região subantártica das Ilhas Geórgia do Sul, onde se alimenta, até a região de Abrolhos, no litoral da Bahia, buscando águas quentes para reprodução.

Neste mês, duas baleias-jubarte foram encontradas encalhadas nos litorais de São Paulo e Paraná. Em Santa Catarina, a equipe de monitoramento das praias encontrou uma outra baleia morta com rede presa ao corpo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A praia de Barra do Una fica no município de Peruíbe e não em Praia Grande.