Baleia com rede presa ao corpo é encontrada morta em Santa Catarina
Uma baleia-jubarte morta foi avistada boiando próximo à Praia da Galheta, na região leste de Florianópolis, ontem. De acordo com a equipe de monitoramento de praias, ela estava com partes de rede de pesca presas ao corpo.
Com a mudança na ondulação, a expectativa é que o animal encalhe na praia nos próximos dias e, assim, o corpo poderá ser recolhido pela equipe R3 Animal, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Até a noite de ontem, ainda não se sabia há quanto tempo o animal morreu e nem a causa da morte. Além da R3 animal, a equipe do Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca/ICMBio (APABF) acompanha a situação.
Na última semana, duas baleias-jubarte foram avistadas também com redes presas ao corpo próximas à Florianópolis, mas, segundo as equipes de monitoramento, ainda não é possível saber se o mamífero que morreu seria um dos animais avistados.
As equipes de proteção ressaltam que o procedimento para retirada de rede de corpos de baleias é arriscado tanto para o animal como para as pessoas e só deve ser realizado por profissionais treinados, devidamente equipados e oficialmente autorizados.
As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para a reprodução, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
Elas já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora, com o aumento populacional, estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira. Esses mamíferos podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas.
Baleias no litoral brasileiro
Duas baleias-jubarte foram encontradas mortas nos litorais de São Paulo e do Paraná na última semana.
Um dos casos aconteceu em Praia Grande (SP), no bairro Aviação, enquanto o outro ocorreu na Ilha do Mel (PR). Ambas já estavam em estado avançado de decomposição.
Nesta segunda (24), uma ossada de baleia também foi encontrada no litoral paulista, em uma praia de Peruíbe.
Os restos do animal viraram a atração dos frequentadores da Barra do Una no fim de semana. Moradores das redondezas registraram o aparecimento do esqueleto de cerca de 4 metros de comprimento, que se suspeita ser de uma baleia enterrada anos atrás, após encalhar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.