Topo

Esse conteúdo é antigo

Briga por bicicleta acaba em agressão entre policiais e entregadores

Discussão entre policiais e entregadores pelo uso de bicicletas de aluguel acabou em agressão - Reprodução
Discussão entre policiais e entregadores pelo uso de bicicletas de aluguel acabou em agressão Imagem: Reprodução

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

03/06/2021 19h49

Uma confusão no início da tarde de hoje, no Largo do Machado (zona sul do Rio), acabou com pelo menos oito pessoas na delegacia. Entregadores de aplicativo, a advogada Vanessa Lima e um jornalista teriam sido agredidos por policiais militares do Segurança Presente, programa estadual responsável por complementar a atuação da polícia. Dois entregadores que foram detidos acabaram autuados por lesão corporal, dano a patrimônio público e resistência, mas responderão em liberdade. Um policial ficou ferido e precisou ser levado para o hospital.

Por volta de meio-dia, entregadores de aplicativos aguardavam na fila para pegar a bicicleta para locação. Um dos policiais presentes teria colocado uma mulher que estava no fim da fila na frente, para ter prioridade, já que ela não era entregadora. Uma das trabalhadoras que aguardavam discordou da atitude e pegou a bicicleta mesmo assim, argumentando que não existe prioridade nessa situação.

Rodrigo Mondego, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Rio, informou que um jovem teria sido preso arbitrariamente e que a advogada Vanessa Lima, da mesma comissão, também teria sido presa e agredida. " Os policiais agrediram a moça e os colegas dela. A advogada da Comissão de Direitos Humanos da OAB Vanessa Lima estava na fila e tentou mediar, advogando para os jovens. Ela foi agredida e presa por questionar a prisão deles. Um jornalista independente também foi agredido, levou um soco na nuca e foi arrastado para a viatura. Ele estava bem machucado, não teve condições de ser ouvido e foi liberado", contou o advogado.

Em nota, a assessoria da Segurança Presente explicou que um casal teria sido impedido por entregadores de delivery de pegar uma bicicleta. Eles teriam pedido ajuda aos policiais, que foram ao local e viram que os entregadores, ainda de acordo com a versão da Segurança Presente, estavam ao lado do ponto de locação, esperando ser solicitados para entrega. Enquanto isso, não permitiam que ninguém pegasse bicicletas. Segundo a versão dos agentes, eles teriam solicitado que os entregadores se afastassem, e foram desacatados e agredidos.

Durante a confusão um agente se machucou ao cair e foi levado para o Hospital Municipal Miguel Couto. Três pessoas envolvidas diretamente na confusão foram levadas para a 9ª DP, no Catete (zona sul), para prestar esclarecimentos.