Topo

Esse conteúdo é antigo

Gari devolve carteira com R$ 1.200 que dono guardava para o aluguel, em SC

Gari Christopher Guimarães devolveu carteira ao dono, em Florianópolis - Arquivo Pessoal
Gari Christopher Guimarães devolveu carteira ao dono, em Florianópolis Imagem: Arquivo Pessoal

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

04/06/2021 15h30

Um gari da prefeitura de Florianópolis protagonizou ontem um gesto de honestidade ao devolver ao dono uma carteira com R$ 1.200, documentos e cartões bancários. Christopher Guimarães, 36 anos, encontrou o objeto durante o serviço de coleta de resíduos, na noite de quarta-feira (2), no bairro Cachoeira do Bom Jesus, e passou a procurar o dono nas redes sociais.

A carteira, achada no meio da rua, é do analista de marketing Renato do Carmo, 30 anos. O dinheiro estava separado para quitar o aluguel do mês da casa onde ele mora, no mesmo bairro, no norte da ilha.

"Quando eu vi a carteira, soltei o lixo e peguei. Não tinha como saber se era de alguém que morava próximo. Como trabalho sem celular, pedi para alguns moradores procurarem a pessoa nas redes sociais e mandar mensagem com o meu contato. Fiquei aguardando com a carteira em casa, esperando alguma ligação", relatou.

Renato entrou em contato somente às 8h de ontem, depois de ver as redes sociais. Ele confirmou os dados pessoais dos documentos e se dirigiu até a casa do gari para pegá-la de volta.

Christopher conta que, apesar de o valor representar mais de 50% do que recebe por mês como gari em Florianópolis, "não existe dinheiro que pague a honestidade". Ele tem um filho de três anos e deseja que o garoto tenha o pai como exemplo.

"O dono ainda quis me recompensar, mas não aceitei. Não existe dinheiro que pague a honestidade. O ato de devolver foi o que mais recompensou. Já é triste para quem perde documentos, imagine para quem perde tanto dinheiro! Ainda mais agora, em tempos de pandemia. Eu trabalho e tenho o meu salário", comentou Christopher, que também é técnico em meio ambiente e atua como gari há dez anos.

Renato conta que não tinha se tocado da perda da carteira até ver as mensagens nas redes sociais. Ele diz que o gesto do gari "salvou o mês".

"Não sabia que havia perdido até receber as mensagens. Foi um gesto incrível, pois realmente salvou o mês, fazendo toda diferença na minha vida", afirma o analista de marketing, agradecido.