Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher se recusa a usar máscara em Santos e ofende GCM: 'Indigno'

Heloísa Barrense

Do UOL, em São Paulo

08/06/2021 14h24Atualizada em 08/06/2021 19h34

Uma mulher, que se recusava a utilizar máscara contra a covid-19, foi flagrada ofendendo guardas municipais em Santos, no litoral de São Paulo, após ser autuada pelas autoridades por descumprir decreto que exige a utilização do protetor. O caso aconteceu no sábado (5), por volta das 9h.

Em vídeo enviado ao UOL pela Associação dos Guarda Civis Municipais da Baixada Santista, a mulher aparece de biquíni gravando a si mesma enquanto classifica o trabalho das autoridades como "sujo", "indigno" e "imoral". Nas imagens, é possível observar que outras pessoas que passam ao entorno endossam o pedido para que ela utilize a proteção.

A mulher se identifica como advogada e ainda grava a cena pelo próprio celular pedindo para que as imagens viralizem nas redes sociais. O vídeo expõe o nome de um dos guardas e os rostos dos demais. Ela afirma que eles estariam "intimidando" os banhistas.

"O guarda municipal lavrou o auto de infração mencionando erroneamente o local do ocorrido, o endereço de um edifício na Avenida Bartolomeu de Gusmão. Antes de assinar, eu li o auto lavrado, me certifiquei do erro e avisei ao mesmo e a todos os demais guardas municipais que se encontravam ali, para a devida correção do local certo da abordagem, vez que, eu não me encontrava no edifício mencionado e sim caminhando na praia, na beira d'água", defende a mulher.

No vídeo, ela ainda afirma que não está "colocando a vida de ninguém em risco".

"Sou advogada, e não poderia assinar um documento com erro grotesco e incompleto. Aproveito a oportunidade, e faço um apelo para que as autoridades ajam com a devida prudência em suas abordagens e autuações, e a população leia atentamente, qualquer documento antes de assiná-lo", continua.

Em Santos, a penalidade prevista no Decreto 9263/21 pelo não uso de proteção contra a covid-19 é de R$ 300. A multa é aplicada quando a pessoa não traz consigo a máscara ou se recusa a usá-la corretamente.

O presidente da AGCM, Rodrigo Coutinho, afirmou em nota que "a associação apoia e parabeniza os GCMs envolvidos na ocorrência pelo profissionalismo e empenho por contribuírem de forma direta na prevenção da saúde da população e por estarem a frente dessas ações que por diversas vezes não tem o reconhecimento da população."

De acordo com a Prefeitura de Santos, a GCM registrou 926 abordagens para orientações sobre o uso correto de máscaras de proteção individual como medida preventiva para evitar a disseminação da covid-19. Entre quinta-feira e domingo (3 a 6), dez pessoas foram multadas em R$ 300 por não usarem o protetor.

A cidade já registrou 1.689 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia e possui atualmente uma taxa de 73% de ocupação dos leitos de UTI.