Topo

Esse conteúdo é antigo

Frio: Grande São Paulo deve ter temperaturas abaixo de 0ºC nesta sexta

Pedestres na Ponte da Cidade Universitária, na cidade de São Paulo, SP, nesta segunda feira, 26. - RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedestres na Ponte da Cidade Universitária, na cidade de São Paulo, SP, nesta segunda feira, 26. Imagem: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

26/07/2021 09h54

A onda polar que avança pelo Brasil deve manter as temperaturas baixas nesta semana na Grande São Paulo. O frio deve se agravar a partir de quarta (28), quando a cidade deve registrar chuva e vento.

Segundo a MetSul, a mínima deve bater 3ºC na sexta (30), na região do Mirante de Santana, estação meteorológica da cidade. No mesmo dia, a Grande São Paulo deve registrar marcas negativas nos termômetros, além de geadas - também previstas para o Rio de Janeiro.

O modelo de previsão da MetSul confirmou a onda polar e que em algumas cidades do Centro-sul devem ser registradas as temperaturas mínimas dos últimos 20 anos. No entanto, segundo a previsão mais atualizada, a intensidade do frio no país não deverá mais ser mais forte que os registros dos anos 2000 e 2012.

Os termômetros devem despencar na região Sul do país. Os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem enfrentar sete dias seguidos abaixo de zero a partir de quarta (28). A tendência deve seguir até domingo (1º), mas espera-se que as mínimas mais baixas ocorram na sexta (30).

No Rio Grande do Sul os termômetros podem marcar -7ºC a -9ºC nos Campos de Cima da Serra e em baixadas da região da Serra do Sudeste e da área de Soledade.

Já em Santa Catarina a previsão é que os termômetros atinjam as marcas de -8ºC a até -10ºC em locais de maior altitude. No Paraná, as menores temperaturas deverão oscilar entre -3ºC e -5ºC.

Cristais de gelo

A onda fria que se aproxima pode causar novos cenários no Sudeste brasileiro. Segundo estudo meteorológico do Climatempo, até o momento a previsão de cristais de gelo está restrita ao Parque Nacional do Itatiaia, onde o fenômeno está previsto para sábado (31).

A empresa destacou que, apesar de fazer parte do território fluminense, a região do parque apresenta uma característica climática diversa por estar a 2.340 metros de altitude.