Cuiabá marca 40ºC, e capitais devem ter novos recordes antes de frente fria
A capital de mato-grossense de Cuiabá alcançou 40,4ºC durante a tarde de ontem, se tornando o dia mais quente do ano em todo o Brasil. Outras capitais também devem ter dias quentes antes da chegada da última frente fria de agosto, com chance de novos recordes.
Segundo medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o recorde anterior era de 40,2ºC, nos dias 17 e 18 de agosto, mas Cuiabá superou seu próprio recorde ao ultrapassar a temperatura.
Antes da chegada da última frente fria de agosto, outras capitais do país registrarão altas temperaturas.
São Paulo, por exemplo, poderá bater o recorde dos 34,1ºC até quinta-feira (26). Curitiba também tem chances de ultrapassar a maior marca já alcançada neste ano amanhã, com mais de 32ºC.
Campo Grande é outra cidade que acordará sob forte sol amanhã, tendo previsão de ultrapassar os 36,8ºC. Já Belo Horizonte pode bater seu próprio recorde de 31,7ºC antes da chegada da frente fria.
Frente fria deve amenizar calor e provocar chuvas
O calor não durará muito tempo, isso porque em algumas regiões começarão a sentir os efeitos da frente fria a partir de amanhã. Uma frente fria se aproxima do Brasil e deve colocar fim a onda de calor e tempo seco que acomete o Brasil nesta semana. Com a chegada da nova massa de ar, o tempo deve fechar em diversas áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
De acordo com o Climatempo, a frente fria aliada com a umidade da Amazônia pode provocar pancadas chuvas entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina até o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais entre os dias 27 e 31 de agosto.
Na região sul, o próximo fim de semana deve ter volumes de chuva maiores, mas não o suficiente para fazer despencar as temperaturas. A frente fria deve perder a intensidade conforme avança para o Centro-Oeste e, com isso, elevar o índice de umidade nestas regiões.
Já no Nordeste, a chuva deve aumentar na costa leste a partir de amanhã devido aos ventos úmidos que sopram do mar. O sol deve aparecer entre nuvens no litoral da Paraíba e do Pernambuco e em áreas do leste da Bahia, incluindo o Recôncavo, o litoral norte baiano e a região de Ilhéus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.