Topo

Esse conteúdo é antigo

Onda de calor avança no Brasil; frente fria chega na quarta trazendo chuva

Do UOL, em São Paulo

23/08/2021 12h15Atualizada em 23/08/2021 18h52

A onda de calor em pleno inverno e o tempo seco devem durar mais alguns dias no Brasil. Neste início de semana, as temperaturas seguem muito elevadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Segundo a Climatempo, as máximas continuam acima da média para o período e o ar seco chama a atenção com índices muito críticos, principalmente nas áreas centrais do país.

Já na quarta-feira (25), uma frente fria deve trazer chuvas, mas pode não ser suficiente para derrubar as temperaturas.

De acordo com o Climatempo, a frente fria aliada a umidade da Amazônia pode provocar pancadas de chuva no Sul, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais entre os dias 27 e 31 de agosto.

A previsão é de que quarta e quinta sejam os dias mais quentes desta semana. Neste período, as máximas ficam entre 35°C e 40°C em muitas cidades do oeste e norte do Paraná e de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo a Climatempo, a cidade do Rio de Janeiro deve registrar recordes de maior temperatura do inverno, chegando a 37ºC também na próxima quarta-feira.

São Paulo pode ter recorde de temperatura

Já em São Paulo, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura, a tendência para os próximos dias é de tempo ensolarado, seco e com temperaturas elevadas para este período do ano em toda a região metropolitana.

Amanhã, a previsão para a capital paulista é de sol, calor e formação de névoa seca. A madrugada terá mínima de 16°C e tarde com máxima de 31°C. Na quarta-feira (25), o cenário se repete e o calor aumenta. Os termômetros oscilam entre mínima de 16°C ao amanhecer e máxima de 32°C no meio da tarde.

Até quinta-feira (26), as maiores temperaturas da semana serão observadas e há potencial para novos recordes de calor - seja do inverno ou do ano de 2021 (o recorde de maior temperatura do ano até agora é de 34,1°C, registrada em 30 de janeiro; já no inverno, o dia mais quente marcou 31,7ºC).

Os menores percentuais de umidade oscilam próximos ou abaixo dos 20%, no período da tarde.