Topo

Esse conteúdo é antigo

Madrugada de caos em Araçatuba repercute na imprensa estrangeira: 'Terror'

Manchetes em jornais internacionais que destacaram os assaltos em Araçatuba (SP) - Reprodução
Manchetes em jornais internacionais que destacaram os assaltos em Araçatuba (SP) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

31/08/2021 13h49Atualizada em 31/08/2021 14h02

Os assaltos a três agências bancárias que ocorreram em Araçatuba na madrugada de ontem foram amplamente noticiados nos principais jornais dos Estados Unidos, Europa e até na Austrália. Uma quadrilha fortemente armada causou terror na cidade, deixando até agora três mortos na ação mais cinco feridos.

O jornal norte-americano The New York Times destacou o ataque que "foi o mais recente a uma pequena cidade no Brasil" feito por atiradores em "grupos grandes e bem treinados". Eles citam que os criminosos encontraram facilidade em render as forças de segurança locais ao saquearem bancos e empresas durante a noite.

Já o britânico The Guardian deu destaque ao poder bélico do grupo com explosivos e fuzis. Eles ainda acrescentaram que os assaltantes mergulharam Araçatuba "no terror", sendo o "mais recente de uma série de assaltos cada vez mais violentos a bancos no Brasil".

"[Esses] Roubos bem planejados são parte de um fenômeno que os brasileiros chamam de 'novo Cangaço', referindo-se a um termo que foi usado pela primeira vez para descrever o banditismo que atingiu partes do Brasil nas décadas de 1920 e 1930", disse a rede BBC.

O francês Le Figaro também abordou sobre o terror que os assaltantes "fortemente armados" causaram na cidade do interior de São Paulo. "Uma gangue de criminosos", descreveu. Ao falar dos explosivos espalhados pela cidade, o jornal francês deu foco aos 380 policiais enviados para a busca de fugitivos, conforme ordem do governador do estado, João Doria.

"Os criminosos invadiram a cidade pouco depois da meia-noite de segunda-feira, fizeram reféns e colocaram explosivos em vários pontos para realizar os assaltos em uma região que concentra várias agências bancárias em Araçatuba, localidade distante cerca de 500 km da capital paulista", informou o La Razón, da Espanha.

O The Australian colocou em destaque uma foto que mostra os assaltantes com reféns amarrados no capô e em cima de seus carros de fuga com objetivo de "impedir a polícia de atirar neles".