Topo

Brasil já teve tsunami que deixou 2 mortos, relata professor

Colaboração para o UOL

23/09/2021 19h56

Ao UOL News da noite de hoje, o professor José Alberto Vivas Veloso, do Instituto de Geociências da UnB (Universidade de Brasília) afirmou que o Brasil já teve um tsunami que vitimou duas pessoas.

No último domingo (19), o vulcão de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção. O alerta de risco vulcânico foi acionado no sábado (18) pelas autoridades espanholas

O fenômeno poderia provocar um tsunami que atingiria as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. É importante ressaltar que não há motivo para pânico, pois a possibilidade disso ocorrer é muito remota.

Segundo o especialista, o país já teve um pequeno tsunami fluvial e outro tsunami "importado" de Portugal em decorrência de um terremoto que aconteceu em 1º de novembro de 1755, o chamado terremoto de Lisboa.

"Fez um estrago muito grande naquela capital porque resultou de um tríplice desastre: teve o terremoto, depois um incêndio que durou seis dias e, antes do incêndio, houve o tsunami que fez um estrago maior ainda não apenas em Lisboa, mas em outras cidades costeiras", falou Veloso.

"Depois atingiu a Espanha, algumas cidades africanas, chegou no Caribe e no Brasil, onde atingiu especialmente os estados da Paraíba, da Bahia e de Pernambuco."

De acordo com Veloso, existem documentos daquela época que comprovam o acontecimento.