Tempestade de areia atinge interior de SP; fenômeno ocorre há uma semana
Uma tempestade de areia encobriu hoje o céu de Catanduva (SP), a 386 km da capital paulista. Casos do tipo vêm ocorrendo há uma semana no Estado de São Paulo. No dia 26 de setembro, um episódio foi registrado nas cidades de Franca a Ribeirão Preto.
Ainda que o fenômeno seja considerado raro no país, meteorologistas ouvidos pelo UOL acreditam que outros casos de nuvem de poeira devem ocorrer até o fim do ano devido a uma combinação de ventos que precedem chuvas mais intensas em regiões planas, com baixa umidade e em solos preparados para o cultivo agrícola.
Pedro Côrtes, professor do IEE/USP (Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo), prevê novos episódios se a seca continuar.
"Esse caso de Catanduva é uma continuidade do fenômeno e uma repetição do que aconteceu na semana passada. Isso ocorre porque existem muitas áreas desmatadas no interior de São Paulo, onde o solo vem sendo preparado para o cultivo. Com isso, é fácil com que seja carregado pelo vento. É como se fosse uma duna em um ambiente desértico", compara.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.