Topo

Esse conteúdo é antigo

Feriado prolongado de Finados será de chuvas em São Paulo e Rio de Janeiro

Imagem de satélite mostra áreas de instabilidade avançando sobre São Paulo e Rio de Janeiro - Reprodução/Inmet
Imagem de satélite mostra áreas de instabilidade avançando sobre São Paulo e Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Inmet

Colaboração para o UOL, em Santos

29/10/2021 04h00

O feriado prolongado de Finados será marcado por bastante umidade em São Paulo e no Rio De Janeiro. Quem pretende pegar uma praia pode se decepcionar com o clima, segundo os meteorologistas. De forma geral, não há expectativa para dias com muito sol e calor.

De acordo com o Climatempo, as nuvens devem continuar presentes e as temperaturas permanecerão baixas para os padrões desta época do ano. Em São Paulo, o feriado começa com pouca chuva, mas o risco de temporal retorna principalmente no interior paulista, no final de semana. Na Capital, as temperaturas permanecem amenas, variando entre 15 ºC e 17 ºC de mínima e 22 ºC e 24 ºC de máxima.

Segundo o meteorologista Franco Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), um sistema de alta pressão atmosférica, associado a uma frente fria estacionária, ao largo da costa de SP, conduzirá ventos marítimos e promoverá temperaturas amenas, céu nublado e chuvas ocasionais na faixa leste do estado.

No litoral, apesar da chuva provavelmente não ocorrer em volumes expressivos, o excesso de umidade fará com que o céu permaneça nublado na maior parte do dia, com chuvas fracas esporádicas.

"No oeste e centro-norte paulista, uma área transiente de baixa pressão já deve desencadear, no sábado, tempestades com pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e há possibilidade de queda de granizo, onde, em áreas isoladas, a precipitação pode exceder os 100 mm em 24h e as rajadas de vento, os 80 km/h", alerta o meteorologista.

Céu nublado no Rio de Janeiro

Segundo o Climatempo, a maior parte do feriado será marcada por muita umidade no Rio de Janeiro. O sol deve aparecer muito pouco e o predomínio é de céu nublado quase todos os dias, com possibilidade de ocorrência de chuvas esparsas.

Na sexta (29), as nuvens esparsas devem provocar pancadas de chuva a partir da tarde. No interior do estado, o sol deve aparecer com mais frequência. Na região de Resende, a situação é de atenção, com precipitação de moderada a forte.

O final de semana segue com muitas nuvens, umidade e temperaturas amenas para os padrões desta época do ano. Na segunda-feira, com o avanço de novas áreas de instabilidade, o dia fica completamente fechado e com previsão de chuva volumosa, principalmente no centro-norte do estado.

Na cidade do Rio de Janeiro, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 17 ºC e 19 ºC. As máximas devem permanecer entre 24 ºC e 26 ºC.