Topo

Esse conteúdo é antigo

Nuvens de areia voltam a atingir cidades do interior de São Paulo

Nuvem de areia em Tupã e Garça, no interior de São Paulo; tempestade iminente levou vento à região  - Reprodução/Twitter/@arielboaz/@zancope2
Nuvem de areia em Tupã e Garça, no interior de São Paulo; tempestade iminente levou vento à região Imagem: Reprodução/Twitter/@arielboaz/@zancope2

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 21h01Atualizada em 08/11/2021 23h30

Nuvens de areia voltaram a atingir algumas cidades do interior paulista na tarde de hoje. Nas redes sociais, moradores de municípios como Bauru, Paulistânia, Tupã e Garça anunciaram a chegada do fenômeno à região, em meio à aproximação de um sistema de baixa pressão atmosférica na área.

A baixa pressão cria um movimento em que o ar converge para um só centro, facilitando a formação de muitas nuvens, com chuva, eventualmente forte. No caso do interior do estado, a previsão do tempo para o início dessa semana era de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, mas com risco de temporais em áreas próximas a Minas Gerais, inclusive em cidades maiores, como Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Franca, onde eram esperados raios e fortes rajadas de vento, segundo o Climatempo.

Os fortes ventos que antecedem as tempestades nessas cidades movimentaram a terra que já tinha se desprendido do solo após um período de seca, criando as nuvens de poeira. Nas imagens divulgadas hoje por moradores, a situação foi mais amena do que a registrada na primeira metade de outubro, em que as tempestades formadas pela poeira solta deixaram seis mortos.

E a previsão de chuva para o interior continua nos próximos dias. Até o fim da semana, a previsão é de dias com tempo bastante instável e chuva persistente no estado inteiro, com acumulados de chuva que podem chegar a 50 mm em áreas do norte paulista, também segundo o Climatempo.