Moradores criam gaiola para atravessar córrego sem ponte em Goiás
Os moradores da região de Vão do Meloso, em Goiás, elaboraram uma solução rápida e inusitada para atravessar o Córrego do Marreco: uma gaiola. O propósito da população é criar um acesso imediato à cidade de Niquelândia, no norte do Estado.
Apesar de ser uma arriscada forma de deslocamento, a gaiola improvisada também é uma resposta dos habitantes de Vão do Meloso à falta de uma ponte para a cidade vizinha, segundo contaram moradores à TV Anhanguera, afiliada da Globo. Em 2015, eles chegaram a comprar uma depois de arrecadarem R$ 23 mil, mas ela nunca foi instalada pela prefeitura.
A gaiola foi comprada em 2020 pelos moradores para atravessar o córrego até Niquelândia com o mínimo de segurança para trabalhar, estudar e acessar outros serviços como comércios e hospitais. Mas, para chegar lá, dependem do volume de água no rio. Anteriormente, as cheias provocadas pelas chuvas os deixavam isolados no outro lado do córrego. Quando o nível da água está baixo, os moradores atravessam de caminhonete, cavalo ou a pé. Quando chove, eles recorrem à gaiola.
A instalação foi projetada também para deslocar mantimentos, ferramentas, alguns objetos pesados e outros recursos necessários. Ela funciona com o auxílio de uma pessoa para manusear a corda que liga as extremidades do riacho, enquanto isso, a gaiola conectada a corda se movimenta com moradores dentro.
Em entrevista à TV Anhanguera, a dona de casa Abadia Cosme, que vive na região há 40 anos com o marido Rosalindo, conta que, sempre que chega o período chuvoso, o casal estoca mantimentos por causa da dificuldade de chegar até a cidade.
"A gente passa cerca de 60 dias sem ir a Niquelândia porque de carro é difícil. O rio enche e fica difícil de a gente passar. Por isso, compro uma grande quantia para passar dois meses ou mais", disse Abadia.
Após a repercussão dessa iniciativa, a Prefeitura de Niquelândia declarou, em nota à emissora, que chamou os técnicos da Secretaria de Viação e Obras para avaliar o local e levantar os custos para a construção de uma ponte sobre o córrego.
"O projeto foi feito. Estamos aguardando agora a parte orçamentária para a execução desta obra. Ressaltando que se trata de uma obra de alto custo. Isso é um compromisso do prefeito, e está em nosso plano de governo construir essa ponte, ainda dentro deste mandato", informa representantes da prefeitura em nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.