Topo

Esse conteúdo é antigo

Motorista invade festa de rua, atropela 18 pessoas e tem carro virado na BA

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/11/2021 12h20

Dezoito pessoas ficaram feridas ao serem atropeladas por um veículo que invadiu uma festa com trio elétrico, que estava ocorrendo nas ruas do município de João Dourado (BA), localizado no norte do estado, na noite de sábado (20). O condutor do veículo foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

Uma das vítimas continua internada com traumatismo cranioencefálico. O evento foi realizado pela prefeitura municipal, mas o prefeito Diamérson Costa Cardoso Dourado, conhecido como Di Cardoso (PL), não estava no local no momento do incidente.

Segundo a prefeitura de João Dourado, o condutor do veículo tem 24 anos e estava embriagado quando avançou com o carro em cima da multidão, que participava da festa próximo à Praça da Feira, no centro da cidade.

A prefeitura, em nota, afirmou que a Polícia Militar estava presente no evento e, "quando já se encaminhava para o encerramento, um automóvel invadiu o circuito e partiu em direção ao público atropelando as pessoas".

Imagens feitas por participantes da festa mostram o momento exato em que o veículo, de cor branca, chega ao local e acelera para cima da multidão que estava acompanhando um trio elétrico com uma banda. O veículo arrasta um grupo de pessoas, algumas de costas para o carro.

carro - Reprodução de vídeo - Reprodução de vídeo
Carro atropelou dezenas de pessoas na Bahia
Imagem: Reprodução de vídeo

Pessoas que não foram atingidas pelo veículo correram para conter o carro e o viraram. O veículo ficou de lado e foi cercado e chutado. Depois disso, a polícia chegou, dispersando a multidão e realizando a prisão do condutor.

Nas imagens também se observa que participantes não cumpriam as regras sanitárias determinadas durante a pandemia do novo coronavírus, como o uso de máscara facial e distanciamento.

Veículo pode ter sido roubado

Preso, o homem foi levado para a Delegacia Territorial de Irecê, município vizinho a João Dourado. O veículo conduzido pelo homem não está registrado no nome dele. Segundo a prefeitura, há suspeita de que o veículo foi roubado, mas a polícia ainda não confirmou a informação. Até a publicação deste texto, o homem continuava preso, aguardando audiência de custódia, na qual a Justiça vai determinar e converterá a prisão dele em flagrante em preventiva ou se ele responderá pelo crime em liberdade.

O nome do suspeito de atropelamento não foi divulgado pelas autoridades, em cumprimento à Lei de Abuso de Autoridade, que proíbe agentes públicos de informarem a identificação de suspeitos de crimes. O UOL tentou localizar a defesa do investigado de atropelar as 18 pessoas, mas não conseguiu devido à falta de informação sobre a identificação dele.

Vítima teve traumatismo craniano

As vítimas foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o hospital municipal de João Dourado. Dezessete tiveram escoriações leves e receberam alta após atendimento médico. Uma pessoa sofreu trauma cranioencefálico e, após ser estabilizada no hospital municipal, foi transferida para o Hospital Regional da Chapada, no município de Seabra (BA).

A última atualização do estado de saúde da vítima é que ela estava em observação. Hoje, não foram fornecidas informações atualizadas sobre o estado de saúde dela.

A prefeitura disse que a festa era alusiva ao encerramento de uma série de inaugurações realizadas pela gestão municipal ocorrida no sábado. Segundo a administração municipal, naquele dia, foram inauguradas cinco obras na região norte e quatro ao sul do município. "Foi o fechamento de uma gestão marcante, que teve compromisso de fazer de João Dourado uma cidade cada vez melhor, construindo o futuro da gente", destacou a prefeitura.

No último dia 7, moradores de João Dourado foram às urnas novamente para votação de eleição suplementar e elegeram o prefeito Di Cardoso (PL), que estava afastado do cargo porque a chapa dele foi indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O prefeito foi eleito em 2020, mas a candidatura dele e da então vice-prefeita, Rita de Cássia Amaral, foi indeferida pelo TSE devido a problemas de inelegibilidade da candidata a vice na chapa. O prefeito Di Cardoso concorreu ao cargo com uma nova candidata a vice-prefeita, Kel do Riacho (PL), e conseguiu se eleger. A diplomação dos eleitos ocorreu na sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores.

Ontem, um caso de atropelamento nos Estados Unidos deixou cinco mortos e ao menos 40 feridos.