Topo

Esse conteúdo é antigo

Carro invade desfile de Natal e deixa 5 mortos e 40 feridos nos EUA

Do UOL, em São Paulo

21/11/2021 22h17Atualizada em 22/11/2021 11h39

Um carro SUV avançou durante um desfile de Natal na cidade de Waukesha, em Wisconsin, Estados Unidos, deixando ao menos cinco pessoas mortas e 40 feridas, informou a polícia. Uma pessoa foi detida.

O incidente aconteceu pouco depois das 16h30 locais (19h30 de Brasília) de ontem, durante o desfile anual em Waukesha, subúrbio de Milwaukee.

"Podemos confirmar que cinco pessoas morreram e 40 estão feridas. Porém, estes números podem mudar à medida que coletamos mais informações", afirmou em um comunicado a polícia da cidade de Waukesha em um comunicado.

"Um veículo SUV invadiu nossa parada de Natal, que estávamos realizando no centro da cidade", afirmou o chefe de polícia, Dan Thompson. A polícia apreendeu o veículo envolvido e as forças de segurança não identificaram outras ameaças.

Inicialmente, 11 adultos e 12 menores de idade foram levados para seis hospitais da região, informou o comandante do corpo de bombeiros, Steven Howard.

Em um vídeo postado nas redes sociais, um veículo SUV esportivo vermelho parecia acelerar em direção aos pedestres. Um agente atirou contra o veículo em uma tentativa de parar o veículo, segundo as autoridades.

Fotos e vídeos de Waukesha circulando no Twitter mostraram carros de polícia e ambulâncias lotando uma rua enfeitada com luzes de Natal após o incidente e pessoas agasalhadas amontoadas nas calçadas ao anoitecer.

O governador do Wisconsin, Tony Evers, disse que ele e sua esposa estavam "rezando por Waukesha esta noite e por todas as crianças, famílias e membros da comunidade afetados por este ato sem sentido".

"Agradeço aos socorristas e todas as pessoas que agiram rapidamente para ajudar. Estamos em contato com parceiros locais enquanto aguardamos mais informações", acrescentou, em publicação nas redes sociais.

As escolas permanecerão fechadas nesta segunda-feira e algumas rodovias estão bloqueadas, informou Thompson, enquanto a investigação prossegue.

O FBI anunciou que está auxiliando as autoridades locais.

O presidente Joe Biden foi informado e a Casa Branca "monitora de perto a situação em Wauskesha. Nossos corações estão com todos os que foram afetados por este incidente terrível", disse um funcionário da presidência.

Gritos ensurdecedores

Angelito Tenorio, que é candidato ao cargo de tesoureiro do estado do Wisconsin, estava no desfile e contou ao Milwaukee Journal Sentinel que "viu um SUV passar, acelerar e passar voando a toda velocidade pelo trajeto da parada".

"E então ouvimos um estrondo forte e gritos ensurdecedores das pessoas que foram atingidas pelo veículo", acrescentou.

O Journal Sentinel informou que imagens mostram a caminhonete avançando em grande velocidade contra a parada natalina, atrás da banda de música de uma escola.

"Tudo que ouvi foram gritos e depois pessoas gritavam os nomes de seus filhos", declarou ao canal CNN Angela O'Boyle, outra testemunha que mora próxima do local do desfile.

Vários congressistas expressaram condolências, incluindo os dois senados do estado, a democrata Tammy Baldwin e o republicano Ron Johnson.

A tragédia aconteceu em uma semana conturbada no estado do Wisconsin, após a absolvição do adolescente Kyle Rittenhouse, que matou a tiros dois homens durante os protestos contra a brutalidade policial no ano passado em Kenosha, que fica a 80 quilômetros de Waukesha.

(Com AFP e Reuters)