Topo

Esse conteúdo é antigo

Vice-prefeito desmente boato de rompimento de barragem na BA: 'Fake news'

Vice-prefeito de Itapé (BA), André Jatobá (Podemos) gravou vídeo na área da barragem na tarde de ontem - Reprodução/Instagram
Vice-prefeito de Itapé (BA), André Jatobá (Podemos) gravou vídeo na área da barragem na tarde de ontem Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

29/12/2021 08h46Atualizada em 29/12/2021 10h41

O vice-prefeito de Itapé (BA), André Jatobá (Podemos), desmentiu ontem um boato que corre nas redes sociais, de que uma barragem localizada no município teria se rompido devido às fortes chuvas no sul da Bahia.

Em vídeo divulgado no Instagram, o vice-prefeito aparece na área da barragem para desmentir o boato. "A água baixou, já dá para ver a nossa ponte", afirmou.

Segundo Jatobá, "o nível do rio está elevado" e a "a barragem está sangrando" — a barragem "sangrar", no caso, significa que a água nela está escoando de forma controlada —, mas a situação está "sob controle" das autoridades. "É uma fake news, fiquem tranquilos", declarou.

A barragem existente no município é a do Rio Colônia. O governo da BA, que a construiu e inaugurou, atribui a ela a missão de garantir abastecimento de água para cerca de 300 mil pessoas no sul do estado, além de reduzir o risco de enchentes na região.

Até o momento, já são 21 os mortos pelas fortes chuvas que atingiram o sul da Bahia nos últimos dias, segundo dados da Defesa Civil do estado.

Ainda de acordo com o órgão, 77 mil pessoas precisaram deixar as casas em que moravam, e quase 35 mil ainda estão desabrigadas e necessitam de assistência do estado.

Quatro cidades da BA — Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales — correm o risco de novas enchentes por causa da necessidade de abertura de comportas de uma barragem em Minas Gerais, o que deve provocar aumento no nível de rios.