Topo

Esse conteúdo é antigo

Belo Horizonte pode ter chuva esperada para um mês em 5 dias, diz previsão

No final do ano, o norte de Minas Geras sofreu com as fortes chuvas - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação
No final do ano, o norte de Minas Geras sofreu com as fortes chuvas Imagem: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

07/01/2022 12h40

Os moradores da capital mineira devem se preparar para dias de chuvas intensas. Segundo a Climatempo, nos próximos dias pode chover o esperado para um mês em Belo Horizonte.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) calcula que a média de chuva normal para o mês de janeiro em Belo Horizonte é de aproximadamente 330 mm. O volume de chuva estimado que poderá ser acumulado de hoje ao dia 11 de janeiro poderá superar a média histórica para janeiro.

A estimativa da Climatempo é de que a capital mineira receba de 250 mm a 350 mm durante o período. A conta é baseada nas simulações de precipitação dos modelos atmosféricos europeu (ECMWF) e americano (GFS) usadas pelos meteorologistas.

A Defesa Civil também estima que um temporal pode atingir 690 municípios de Minas hoje. A capital segue sob alerta de risco geológico até sábado.

O mau tempo é provocado pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que voltou a se organizar sobre o Brasil ontem. Desta vez, a maior concentração de instabilidade vai atingir a região central e sul de Minas Gerais ocasionando muita chuva sobre a Grande Belo Horizonte e outras áreas como a Zona da Mata Mineira e região das Cidades Históricas.

O Inmet emitiu um alerta válido até amanhã para o sul de Minas Gerais que prevê chuvas de até 100 mm e ventos de até 100 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta vale para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Central Mineira, oeste, sul e sudoeste de Minas, área metropolitana de Belo Horizonte e o noroeste do estado.

No final do ano, o norte do estado foi afetado pelas chuvas que atingiram também o sul da Bahia. Várias cidades registraram alagamentos e deixaram famílias desabrigadas.