Topo

Esse conteúdo é antigo

Vereador postou foto antes de morrer em naufrágio; filho está desaparecido

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

16/01/2022 10h28

O vereador da cidade de Caçador (SC), Ricardo de Moraes Barbosa, de 48 anos, e seu amigo Deivid Fernandes morreram após um naufrágio na última sexta-feira, no canal da Barra de Laguna, no litoral sul do estado. Quatro dos sete homens que estavam na embarcação foram resgatados com vida, informou o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O filho do político, Michel Ricardo de Moraes Barbosa, 25 anos, está desaparecido, e as buscas seguem no local.

Uma selfie com pessoas a bordo de uma lancha foi publicada via stories no perfil do Instagram do vereador horas antes do acidente. O UOL questionou a Marinha, a Delegacia dos Portos de Laguna, a Polícia Civil e a Polícia Científica sobre possível abertura de investigação para apurar as causas do acidente. Em nota, a Câmara Municipal de Caçador confirmou a morte do vereador.

As causas do naufrágio e os nomes das vítimas não foram divulgados, mas a Câmara Municipal confirmou a morte do vereador (nota ao fim desta reportagem). Uma selfie com as vítimas havia sido publicada via stories no perfil do Instagram do vereador horas antes do acidente. - Reprodução/redes sociais - Reprodução/redes sociais
As causas do naufrágio e os nomes das vítimas não foram divulgados, mas a Câmara Municipal confirmou a morte do vereador. Imagem havia sido publicada via stories no perfil das vítimas horas antes do acidente
Imagem: Reprodução/redes sociais

"O trabalho foi retomado neste domingo, às 7h, pela equipe do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Tubarão —área responsável pela região de Laguna. Ressaltamos que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina não medirá esforços para encontrar essa vítima", disse hoje a corporação em nota. "As buscas seguem ocorrendo, mas sem novidades até o momento."

Foram empenhadas duas embarcações com dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros, que contou com apoio de uma embarcação da Marinha Do Brasil e da aeronave Águia da Policia Militar, que tem sobrevoado a região do naufrágio.

O acidente ocorreu por volta das 15h de sexta-feira, na região do Molhes da Barra, no Complexo Lagunar. Segundo os policiais do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Saer), que prestaram apoio na ocorrência, a embarcação virou por causa da força das ondas, o que levou ao afundamento da lancha.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, se manifestou por seus perfis nas redes sociais sobre o acidente e se solidarizou com os familiares.

Nota da Câmara de Caçador (SC)

"A Câmara Municipal de Caçador comunica com profundo pesar o falecimento do vereador Ricardo de Moraes Barbosa, ocorrido na tarde desta sexta-feira (14), em um trágico acidente na cidade de Laguna.

Ricardo passava férias com familiares e amigos no sul do Estado e fazia um passeio de lancha, quando, infelizmente, a embarcação virou e acabou vitimando tanto vereador Ricardo quanto amigo Deyvid Fernandes.

Empresário, liderança política e comunitária destacável, cidadão comprometido com as demandas de Caçador, Ricardo era o 1º secretário da Mesa Diretora e estava em seu primeiro mandato como vereador eleito pelo PSDB, tendo assumido ainda na legislatura passada por quase dois anos na vaga do vereador licenciado, Amarildo Tessaro.

Neste momento de profunda dor, a Câmara Municipal de Caçador, por meio de todos os vereadores, assessores e servidores, lamenta estas perdas irreparáveis. Ao mesmo tempo, rogamos a Deus que dê força e console os familiares e amigos que hoje choram suas partidas."