Topo

Esse conteúdo é antigo

Motoristas de BRT entram em greve no RJ; prefeitura diz que ato é 'ilegal'

Ônibus BRT em terminal do Rio de Janeiro; Prefeitura afirma que greve de sistema é ilegal - Arquivo/Prefeitura Rio
Ônibus BRT em terminal do Rio de Janeiro; Prefeitura afirma que greve de sistema é ilegal Imagem: Arquivo/Prefeitura Rio

Do UOL, em São Paulo*

25/02/2022 08h49Atualizada em 25/02/2022 08h50

Motoristas do sistema BRT (ônibus articulados com faixas exclusivas) do Rio de Janeiro entraram em greve na madrugada de hoje (25). Segundo a prefeitura, dois dos três corredores do BRT estão parados (Transcarioca e Transolímpica).

Apenas a linha Santa Cruz x Alvorada, do BRT Transoeste, está funcionando parcialmente, com o uso de ônibus comuns. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram dezenas de passageiros esperando nos pontos de embarque nas primeiras horas desta sexta.

A prefeitura da capital carioca afirmou que os funcionários do BRT iniciaram a paralisação sem aviso prévio, aconselhando os usuários do sistema a buscarem alternativas para se locomover.

"Sem qualquer tipo de aviso prévio, os motoristas do sistema BRT entraram em greve na madrugada desta sexta-feira", afirmou a administração municipal em seu perfil no Twitter.

"A Presidente da MOBI-Rio, Cláudia Seccin, tenta contato, sem sucesso, para iniciar uma negociação com os grevistas desde o meio da madrugada, mas eles se negaram a conversar", completou a nota, afirmando que a falta de um comunicado sobre a paralisação ou sobre a pauta de reivindicações faz dela uma greve ilegal.

O UOL tenta contato com o Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro, que ainda não se pronunciou em suas mídias. Se houver retorno, a matéria será atualizada.

*Com informações de Agência Brasil