Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciclone se aproxima do Sul e derruba temperaturas; mínima pode chegar a 7ºC

Ciclone formado perto das Ilhas Malvinas terá impacto no clima do Sul brasileiro. - Reprodução/Zoom Earth
Ciclone formado perto das Ilhas Malvinas terá impacto no clima do Sul brasileiro. Imagem: Reprodução/Zoom Earth

Colaboração para o UOL

10/03/2022 10h39

Um imenso ciclone extratropical, captado por imagens de satélite ontem, levará chuva e derrubará a temperatura no Sul do Brasil entre hoje e amanhã, com mínimas inferiores a 10ºC. Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno se formou em uma área do Oceano Atlântico nas proximidades das Ilhas Malvinas.

A chegada da frente fria também deve mudar o tempo em São Paulo no sábado, após mais de duas semanas registrando temperaturas acima de 30ºC. No sábado, os termômetros devem registrar temperaturas entre 22°C e 26°C e no domingo (13) a máxima pode chegar a 27°C.

Nas regiões mais próximas ao ciclone, como a Patagônia, já foram registradas rajadas de vento que atingiram velocidade próxima a 100 km/h. Enquanto isso, o Aeroporto de Mount Pleasant, nas Malvinas, registrou pancadas de chuva e vento em meio a uma pressão atmosférica de 985 hPa.

Segundo a MetSul, apesar de estar a milhares de quilômetros do Sul brasileiro, o ciclone será o responsável por uma frente fria nos estados sulistas. Com isso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem esperar chuvas localmente volumosas e temporais isolados em diversas regiões, entre hoje e amanhã.Vendavais localizados e queda ocasional de granizo também podem ocorrer.Mínima de 7°C

Além de trazer chuvas, o ciclone deve derrubar as temperaturas no Sul, ainda que as máximas fiquem amenas.

Tanto as mínimas quanto as máximas serão impactadas, e o Rio Grande do Sul será o principal atingido. A região de Campanha, por exemplo, terá mínimas entre 7°C e 9°C durante as madrugadas. Quanto às máximas, as cidades sulistas terão tardes agradáveis, com média entre 23°C e 25°C.

Pelos lados de Campos de Cima da Serra, onde o estado atinge grandes altitudes, o ar frio será menor, mas haverá nebulosidade e períodos de chuva, o que deve evitar mínimas extremamente baixas. O mesmo vale para a Grande Porto Alegre, onde as nuvens impedirão o frio mais intenso. Na próxima semana, contudo, o tempo seco pode derrubar ainda mais as temperaturas.

Sudeste

O Sudeste deve ser atingido por temporais, raios, rajadas de vento de até 70 km/h e risco de granizo em alguns locais, no fim de semana.

As temperaturas em São Paulo devem cair no sábado (12), quando o dia fica nublado. A mínima prevista é de 20°C enquanto a máxima é de 27°C. O sol deve reaparecer no domingo e as previsões de temperatura não sofrem grandes variações em relação ao dia anterior. No entanto, as chuvas permanecem, especialmente no período da tarde e da noite.

O verão acaba no próximo dia 19 e a previsão meteorológica é de que, com o fim dela e com a chegada do mês de abril, os tempos amenos se aproximem. Altas temperaturas ainda podem ser sentidas nas próximas semanas, principalmente entre as regiões Sul e Sudeste — mas não há expectativa de novos recordes históricos de calor.

  • Veja as notícias do dia no UOL News com Diego Sarza: