Topo

Chuvas: 130 alunos e profissionais ficam ilhados em escola de Guarulhos

Escola ficou ilhada em Guarulhos - Band/Reprodução
Escola ficou ilhada em Guarulhos Imagem: Band/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/03/2022 17h36Atualizada em 14/03/2022 21h17

Cerca de 130 alunos, professores e funcionários do turno da tarde da Escola Estadual Brigadeiro Haroldo Veloso, localizada em um conjunto residencial do mesmo nome na cidade de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, ficaram ilhados após as fortes chuvas que atingiram a região hoje. Por volta das 19h, o nível da água baixou e profissionais e estudantes puderam deixar o imóvel em segurança. Ninguém se feriu.

O UOL confirmou com uma funcionária do local a informação de que não havia como sair da escola por causa da altura da água, por volta das 17h. Pouco antes, às 16h47, uma ocorrência de alagamento na rua da escola foi registrada pelo Corpo de Bombeiros e uma viatura foi enviada ao local. O caminhão dos socorristas esteve na escola e os profissionais tiveram acesso à parte interna da unidade de ensino e às crianças, que se concentraram no primeiro andar do imóvel.

O Corpo de Bombeiros decidiu não retirar as crianças do local, já que estavam em segurança e porque o resgate dependia da presença de pais ou responsáveis para recebê-las em mãos. Os militares decidiram então acompanhar o escoamento da água, o que foi registrado por volta das 19h.

A Secretaria de Educação de Guarulhos confirmou que 110 alunos e 20 profissionais docentes e administrativos estavam no interior da escola — anteriormente, o Corpo de Bombeiros estimou os presentes em 180 crianças e adultos. O carro de uma das profissionais docentes da unidade foi atingido pelas águas, que subiram até a altura do capô do veículo.

Comércios da região também foram afetados. Uma padaria localizada na frente da escola ficou sem qualquer cliente por causa da altura da água no fim da tarde, horário de grande movimento.

Chuvas atingiram região leste de São Paulo

De acordo com o meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo Adilson Nazário, as fortes chuvas que atingiram a área leste da cidade são resultado de uma área de instabilidade que se formou no interior e se desloca da região centro-norte do país para a região noroeste do Estado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, da meia-noite de hoje até 16h10, 32 chamados para queda de árvores, 22 para enchentes e alagamentos e 6 para desabamentos ou desmoronamentos foram registrados. Nenhuma pessoa ficou ferida até o momento.

Chuvas intensas devem marcar este início de semana em diversos estados do Brasil. Áreas de instabilidade permanecem ativas no Norte, Centro-Oeste e Nordeste do país.

Além disso, uma circulação de ventos reforça a nebulosidade sobre São Paulo e Minas Gerais, gerando alerta laranja e amarelo também para a região Sudeste.

Em São Paulo, um sistema de baixa pressão atmosférica próximo à costa do estado vai influenciar na formação de nuvens carregadas. Além disso, a região centro-leste fica em estado de alerta para o risco de temporais.