Topo

Esse conteúdo é antigo

Em 15 dias, SP registra mais chuvas que média histórica para o mês de março

Água chegou na metade da altura de carro na rua Ana Cintra, centro de São Paulo - Luciana Quierati/UOL
Água chegou na metade da altura de carro na rua Ana Cintra, centro de São Paulo Imagem: Luciana Quierati/UOL

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 04h00Atualizada em 16/03/2022 08h10

As chuvas de março continuam a atingir a cidade de São Paulo, que ultrapassou, na manhã de ontem, em apenas 15 dias, a média histórica de precipitações esperadas para um mês inteiro de março.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo), a capital bateu 178,9 milímetros às 7h — o esperado para o mês inteiro normalmente é de 175,2 milímetros.

Mesmo causando transtornos em partes da capital, que ao longo dos últimos dias registraram enchentes, enxurradas, quedas de árvore, o volume acentuado de chuvas se contrapõe aos meses de março dos últimos dois anos, mais secos na capital.

Chuva causou alagamento na rua Frederico Steidel, região central de São Paulo - Luciana Quierati/UOL - Luciana Quierati/UOL
Chuva causou alagamento na região central de São Paulo, nas proximidades da av. São João
Imagem: Luciana Quierati/UOL

"As pessoas falam com frequência das águas de março, mas esquecem que nos dois últimos anos as chuvas ficaram abaixo da média no mês. Com 149,1 mm em 2021 e apenas 85 milímetros em 2020", explica ao UOL o meteorologista do CGE, Adilson Nazário.

Nas duas primeiras semanas de março deste ano, apenas o segundo dia não teve qualquer registro de chuvas na capital. O dia mais chuvoso, por sua vez, o último sábado (12), recebeu 42 milímetros de precipitações, em média.

Considerando a quantidade de dias em que choveu, é possível que a capital atinja um marco para um mês de março: o de quantidade de dias com registros de precipitações — até o momento, o recorde é de 21 dos 31 dias, de acordo com o CGE.

Das cinco zonas da capital, apenas a área norte ficou abaixo da média esperada para o mês, com 122,6 milímetros acumulados até a tarde de ontem. A Zona Leste foi a região que mais recebeu chuvas, com 201,7 mm, seguido do Centro, com 199,3 mm, da Zona Oeste, com 187,2 mm e da Zona Sul, com 184,9 mm.

Se seguir no mesmo ritmo de chuvas dos primeiros 15 dias do ano, a cidade pode ultrapassar a média histórica para o mês de março, que foi de 338,8 milímetros, em 2006.

A frente fria que atingiu São Paulo se afasta da capital e os termômetros devem subir nos próximos dias, com máximas de 29?°C hoje e termômetros acima dos 31?°C amanhã. Mesmo com isso, a expectativa é de que estes dois dias tenham acumulado de chuvas moderadas ou fortes, principalmente no final da tarde e no começo da noite.

De acordo com a Climatempo, a presença de ar quente e úmido mantém as condições para formação de nuvens carregadas nesta quarta-feira e a virada do verão para o outono deve ter uma forte frente fria.

Um alerta de mudança brusca de temperatura foi emitido para o domingo (20), que deve ter mínimas de 18?°C e máxima de 23?°C após um sábado com previsão de 30?°C de máxima.