Topo

Esse conteúdo é antigo

Suspeito de matar jovem de 22 anos em briga de trânsito é preso em Cascavel

Lorena Pelanda

Colaboração para o UOL, em Curitiba

26/03/2022 14h51Atualizada em 27/03/2022 07h36

Elias Pires, 54, suspeito de matar um jovem depois de uma briga de trânsito, foi preso ontem à tarde em Cascavel, na região oeste do Paraná. Ele se apresentou à delegacia da cidade com um advogado e, em seguida, foi encaminhado para a Cadeia Pública da região.

Elias é suspeito de dar ao menos três tiros em Ailson Augusto Ortiz, 22, na manhã de quinta-feira (24).

O jovem estava em uma moto quando teria sido fechado pelo carro conduzido pelo suspeito. Depois de uma discussão, Elias teria atirado em Ailson, que morreu no local. Imagens de câmeras de segurança registraram o crime.

Ao UOL, o advogado do suspeito afirmou que "ele está bem abalado, já que atirou em um ser humano".

"Um erro puxou outro. O Elias estava levando os três filhos à escola com a mulher, quando se deparou com a situação. O episódio tirou o chão da família inteira, além de os filhos terem visto a cena e precisarem de acompanhamento psicológico", disse Verli Farias, advogado de defesa.

Uma pistola calibre 380, que foi usada no crime, também foi apreendida. "A arma é registrada. Ele não tinha porte, mas tinha autorização para fazer o transporte até o estande de tiro. É lamentável que tudo isso tenha acontecido, mas é importante que as pessoas peguem esse caso como exemplo", afirma Farias.

A defesa de Elias já entrou com pedido de habeas corpus e diz acreditar que a Justiça deve beneficiar o suspeito, já que ele é réu primário, tem trabalho e residência fixa.

Ailson tinha namorada e era instrutor de kung fu

Nas redes sociais, Ailson dedicava boa parte de suas postagens a tirinhas bem-humoradas e declarações para a namorada, Deborah Larissa Blemer, com quem estava desde 2020.

Ao UOL, Deborah afirmou que "sempre dizia para ele que iria morrer primeiro, porque não suportaria ficar sem ele. Está sendo muito difícil, eu não consigo comer ou dormir, parece que a qualquer momento ele vai chegar todo alegre para me abraçar e dizer que me ama".

Deborah e Ailson namoravam desde 2020 - Deborah Larissa/Instagram - Deborah Larissa/Instagram
Deborah e Ailson namoravam desde 2020
Imagem: Deborah Larissa/Instagram

Ailson trabalhava como instrutor em uma academia de kung fu e foi lembrado por colegas e alunos como um jovem dedicado à arte marcial chinesa, herança que veio do pai, segundo homenagens publicadas após a morte do rapaz.

"'Ah, eu gosto mais do Ailson! Com ele dá menos medo de errar', era uma fala comum de escutar nas conversas clandestinas típicas de alunas sobre quem era o instrutor preferido. E com ele era assim mesmo: sempre calmo, alegre, inteligente, extremamente educado, entre tantos outros adjetivos. 'O Ailson é a versão boazinha do pai dele', alguns diziam, todos concordavam", escreveu Ana Paula Seixlack, amiga do jovem.

"Eu queria que tivesse algo que pudesse dizer ou fazer para ajudar a amenizar o sofrimento. Desejo muita força para a família. Força espiritual - para enfrentar esse momento - pois força física a família tem de sobra e vai sobreviver bravamente. Esse menino lindo sempre foi luz e vai brilhar ainda mais forte. Grande na altura, gigante em seu legado. Fique em paz, Ailson", completou a mulher, em um post no Instagram.

Entenda o caso

A morte de Ailson foi registrada por câmeras de segurança da Rua Cuiabá, no bairro Neva, ponto de grande movimentação na cidade paranaense, pouco antes das 7h da manhã.

Nas imagens, é possível ver o momento em o suspeito desce do veículo. Ele e Ailson começam a discutir. O rapaz —que havia descido de sua motocicleta— tenta acertar um soco no motorista do carro, que saca a arma e dispara mais de uma vez, mesmo quando o jovem já está caído no chão.

Em seguida, o suspeito sai do local sem prestar socorro à vítima. No vídeo, é possível ver que o motorista do carro está acompanhado de uma mulher, que também chega a sair do veículo.