Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente fria pode gerar recordes de frio do ano no Sul e SP; veja a previsão

Em São Paulo, a menor temperatura do ano registrada foi de 15,7°C, no dia 21 de março -  ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Em São Paulo, a menor temperatura do ano registrada foi de 15,7°C, no dia 21 de março Imagem: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

31/03/2022 04h00

A chegada de uma nova frente fria nesta semana vai derrubar as temperaturas em diversas regiões e recordes de frio podem ser registrados em algumas das capitais brasileiras. A mudança no tempo começa hoje com a formação de áreas de instabilidades no Sul e avanço da massa de ar para o Sudeste, o que provoca chuvas no estado de São Paulo.

Com a passagem da frente fria, Porto Alegre e Curitiba podem registrar mínimas de 11ºC hoje e amanhã, um valor abaixo do recorde registrado esse ano pelo InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) no dia 17 de fevereiro. Nesta data, a capital paranaense registrou 12,9 ºC. Porto Alegre registrou a segunda menor temperatura do ano, com 14,9ºC, no dia 20 de março, seguido por São Paulo com 15,7°C, no dia 21 de março.

Além disso, Florianópolis deve sentir mínimas de 15ºC amanhã e sexta-feira (1º) e São Paulo pode chegar aos 16ºC entre sexta (1º) e domingo (3). A mínima prevista para hoje na capital paulista é de 20ºC, e na capital catarinense, é de 19ºC.

Campo Grande e Cuiabá também poderão sentir o impacto do avanço da frente fria, já que ela é continental e deve avançar pelo norte da Argentina, o sul da Bolívia e pelo Paraguai. Assim, a temperatura mínima nas capitais podem chegar a 16ºC na sexta-feira (1º) e 18ºC no sábado (2), respectivamente.

A passagem da massa de ar fria também pode provocar uma friagem pouco comum em Rio Branco e Porto Velho, no Norte do país. A temperatura mínima para a capital acreana é de 16ºC e para a rondoniense é de 19ºC, ambas no sábado (2). No entanto, as máximas se mantém acima dos 30ºC para as cidades durante a semana.

Temporais no Sul

A chegada da frente fria também acende o alerta para temporais no sul do Brasil e ventanias de 60 km/h a 80 km/h. De acordo com a Climatempo, as chuvas devem ser volumosas e devem atingir regiões do centro-norte do Rio Grande do Sul, do sul e interior de Santa Catarina e do sul e oeste do Paraná a partir de amanhã.

O tempo deve dar uma trégua na quinta-feira (31), ainda que possam ocorrer pancadas de chuvas entre Santa Catarina e Paraná.