Topo

Esse conteúdo é antigo

Presídio de SP tem revista e presos são vistos amontoados em pátio

Agentes do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) realizaram ação no CDP Chácara Belém II - Reprodução/TV Globo
Agentes do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) realizaram ação no CDP Chácara Belém II Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2022 10h16

Agentes do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) realizaram hoje uma revista no CDP (Centro de Detenção Provisória) Chácara Belém II, na zona leste de São Paulo.

Imagens veiculadas mais cedo pela TV Globo mostraram membros do GIR colocando presos provisórios em formação, sentados e sem camisa, amontoados em uma área aberta do presídio, sob vista dos agentes.

Em outras imagens, também foi possível visualizar agentes penitenciários vistoriando o teto de um dos blocos da unidade prisional, assim como as celas. Colchonetes dos presos também foram vistos em uma área aberta do centro de detenção.

Considerado um grupo de elite com foco no sistema prisional paulista, o GIR é acionado para conter distúrbios prisionais, como revoltas de presos que acabam fugindo do controle dos agentes prisionais locais.

Procurada pelo UOL, a Secretaria de Administração Penitenciária, ligada ao governo do estado, classificou a ação realizada como "de rotina" e "previamente agendada".

Ainda segundo a pasta, o Grupo de Intervenção Rápida está apenas "dando apoio aos agentes do Centro de Detenção Provisória". "Não houve nenhuma ocorrência e a unidade opera normalmente, dentro dos padrões de segurança e disciplina", acrescentou.