Volta do frio: SP deve bater menor temperatura do ano nesta semana
Boa parte do País deve ter uma semana com frente fria que trará pancadas de chuva e, em alguns lugares, derruba os termômetros até domingo (8), segundo o Climatempo. Com destaque para São Paulo, que pode ter o dia mais frio do ano amanhã, para o Rio de Janeiro, que terá chuva a semana toda, e para a Região Sul, que pode receber, em quatro dias, mais que toda a precipitação prevista para o mês de maio.
Em São Paulo hoje, o Climatempo lançou um alerta para mudança brusca de temperatura e os termômetros não devem passar dos 23?°C. É possível que já amanhã seja registrada a menores temperaturas do ano, com mínima de 12?°C e 21?°C de máxima — o que pode bater a marca dos 13,1?°C registrados na madrugada de 16 de abril.
O tempo deve permanecer frio no resto da semana, com máximas abaixo dos 24?°C até o domingo (8). As mínimas previstas devem ficar entre 13?°C e 14 °C entre sexta-feira (6) e o domingo (8).
No Rio de Janeiro, estão previstas pancadas de chuva todos os dias até domingo e as altas temperaturas registradas hoje, com máxima de 33 °C, devem ficar mais amenas nos próximos dias, variando entre 21 °C e 28 °C. Já no fim de semana, os termômetros não devem passar de 18 °C (mínima) e 27°C (máxima), de sexta a domingo.
Tanto no Rio quando em São Paulo, banhistas devem ficar atentos nos litorais, já que haverá um movimento de "ressaca" do ciclone extratropical que ocorre na Região Sul, afetando as praias dos dois estados. De acordo com a previsão da Marinha para hoje, rajadas de vento podem fazer com que as ondas atinjam até 2,5 metros da capital fluminense até o município de São João da Barra.
Em Belo Horizonte, hoje e amanhã serão os dias mais quentes, com a temperatura chegando a 30?°C. Em Vitória (ES), a chuva também é prevista todos os dias, com a temperatura chegando a 33 °C amanhã e quinta-feira.
Um aviso de mau tempo foi emitido para a área entre Mostardas (RS) e São Francisco do Sul (SC), que podem registrar ondas de até 3,5 metros.
Nordeste
Na Região Nordeste, o boletim do Inmet aponta variação nos volumes chuvosos. Boa parte da Bahia terá, no máximo, 30 mm de chuva. Na parte leste, a chuva varia entre os 40 e 100 mm. No norte do Maranhão, Piauí e Ceará, haverá um volume chuvoso maior, chegando aos 125 mm.
Em Salvador e Recife, os termômetros não chegam aos 30 °C e a previsão é de pancadas de chuva até domingo. Em Fortaleza, a previsão chuvosa é a mesma, mas a partir de amanhã, a máxima nas temperaturas são de 30 °C até sábado (7), tendo uma queda no domingo, quando será 29 °C, informa a Climatempo.
Já em João Pessoa e Maceió, as temperaturas ficarão um pouco mais baixas e com previsão diária de chuva: é esperado de 25 °C a 29 °C e 23 °C a 28 °C, respectivamente. No Maranhão, o aviso é de chuva forte para a faixa litorânia mais a noroeste do estado, com grandes precipitações seguindo até o estado do Pará.
Norte
Na Região Norte, o Inmet prevê um volume chuvoso maior, podendo chegar a 200 mm no Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. Já no Acre, Rondônia e Tocantins o volume de chuva não deverá chegar aos 90 mm.
Em Manaus, as chuvas devem seguir até o domingo, mas o calor não dá trégua: a máxima não será menos de 30 °C, chegando a 31 °C amanhã. Na capital paraense, as temperaturas também serão elevadas, registrando máxima de 32 °C de sexta até domingo, mas com precipitações em todos os dias.
Em Boa Vista e Macapá, o calor também será forte: em ambas as capitais, o termômetro não terá máxima menor que os 30 °C, com chuva em qualquer hora do dia até domingo, de acordo com o Climatempo.
Em Rio Branco, a chuva está prevista apenas para hoje, e a temperatura chegará na casa dos 33 °C no domingo. Em Palmas, no Tocantins, a situação da chuva é inversa, sendo prevista apenas para hoje, e com o termômetro registrando um clima bem quente, chegando aos 36 °C hoje e 35 °C no sábado e no domingo.
Sul
Um ciclone extratropical concluído na noite de ontem já afeta o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No norte e no litoral de Santa Catarina a previsão é preocupante, com chuvas da ordem de 300 mm a 500 mm até quinta-feira (5), segundo o Metsul.
Na capital gaúcha, o frio ganha forma com 20 ºC e pancadas chuvosas sendo registradas hoje e amanhã.
Segundo o MetSul, os dois estados devem receber chuvas orográficas em diversas localidades, algumas acima de 200 mm em um único dia. A previsão é que os temporais sejam acompanhados de raios de ventos fortes acima de 80 km/h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.