Topo

Esse conteúdo é antigo

Padre Lancellotti chora ao atender homem com hipotermia: 'Cansa de falar'

Padre Júlio Lancelotti se emocionou durante entrevista da TV Globo - Reprodução/TV Globo
Padre Júlio Lancelotti se emocionou durante entrevista da TV Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

19/05/2022 11h06Atualizada em 19/05/2022 11h06

O padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, chorou ao atender um homem em situação de rua enfrentando hipotermia ontem, no Núcleo de Convivência São Martinho, abrigo na zona leste de São Paulo. No mesmo local, Isaías de Faria, 66, morreu após sofrer uma convulsão à espera do café da manhã.

"Cansa de falar, cansa. Porque se aqui tá assim, você imagina por aí tudo, como é que tá?", disse o padre emocionado ao "Jornal Hoje", da TV Globo.

"Ele dormiu na rua, ele deve ter ingerido álcool, porque é o quadro de sempre, ingere álcool e aquece. Ele é volátil, metaboliza, e aí começa a congelar. Ele está com todo o quadro de enrijecimento e agora com todo esse aquecimento que está fazendo, vai voltando a pressão, mas é o quadro típico da hipotermia", explicou ele, sobre o quadro de saúde do homem que atendeu.

O padre ainda criticou a atuação das autoridades diante da onda de frio que assola a cidade. "A gente tem que sair da insensibilidade para o aquecimento da caridade. Sair da hostilidade para a hospitalidade. Muitas vezes o poder público fica parado no lugar, esperando que as pessoas venham. O movimento tem que ser ao contrário."

Ontem, a cidade de São Paulo teve uma média de 8°C de temperatura ao longo da madrugada, a menor de 2022. Até o momento, o recorde era do dia 5 de maio, quando os termômetros do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) haviam divulgado uma média de 12,4°C em suas estações meteorológicas.

As baixas temperaturas afetaram até o funcionamento da Linha 3-Vermelha do Metrô. Os trens circularam com velocidade reduzida na manhã de ontem. Em comunicado, a companhia disse que o sistema pneumático de portas e freios de alguns trens da linha fez com que os veículos ficassem retidos no pátio. Com isso, a operação foi realizada com velocidade reduzida até que tudo fosse normalizado.

O InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo, de nível intermediário, para mais de dez estados brasileiros, incluindo São Paulo, devido a a onda de frio que chegou ao território nacional nesta semana. Segundo o instituto, o aviso é válido até a noite de sexta-feira (20).