PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
1 mês

São Paulo: Mês de maio é considerado o mais frio na cidade desde 1990

Pedestres se protegem do frio após chegada de frente fria na cidade de São Paulo - RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedestres se protegem do frio após chegada de frente fria na cidade de São Paulo Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL

19/05/2022 04h00

A capital paulista está enfrentando o mês de maio mais frio dos últimos 32 anos. Com 7 °C às 6 horas da manhã, São Paulo registrou a menor temperatura do ano de 2022 na cidade. O marco foi verificado na estação convencional do Mirante de São Paulo foi ainda mais baixa: 6,6 °C. O dia mais frio do ano até então era o dia 5 de maio, quando foi marcado 12,6 °C.

Segundo o Climatempo, impressiona o fato de que este mês de maio já seja considerado o mais frio desde 1990. Naquele ano, foram registrados 5,4 °C, em 19 de maio, e 5,8 °C, em 23 de maio. Vale ressaltar que a média climatológica de temperatura mínima na capital paulista é mais que o dobro desses marcos: 14,7 °C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Campos do Jordão, esta madrugada foi considerada a mais fria em todo o estado. A temperatura mínima foi de -0,1 ºC e a sensação térmica chegou aos -6,1 ºC.

Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), uma massa de ar frio deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas e ocasionando as geadas, que consiste na formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies.

A Defesa Civil do estado emitiu um alerta de frio intenso que já derrubou as temperaturas na terça (17), e deve continuar até a próxima sexta (20). Na Serra da Mantiqueira, as mínimas devem ficar entre 1 °C e 3 °C.

Em Taubaté, os termômetros registraram a mínima de 6,1 °C, a menor deste ano. Em São José dos Campos, 8° C.

Em São Paulo, a quinta-feira ainda deve ser marcada por baixas temperaturas. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os termômetros devem marcar mínima de 8ºC e máxima de 13ºC.

Na sexta-feira, as temperaturas sofrerão uma leve oscilação para cima, com mínima de 10 ºC e máxima de 17ºC. A partir de sábado, a temperatura deve subir um pouco mais, com mínima de 10 ºC e máxima de 19 ºC. Já na terça, a previsão é de mínima de 14º C e máxima de 23 ºC.

Cotidiano