Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Policial golpeia genitália de homens em abordagem e sorri; PM apura

Do UOL, em São Paulo

29/05/2022 13h06Atualizada em 29/05/2022 14h00

Um vídeo registrou o momento em que uma policial militar agrediu dois homens, com braçadas em seus órgãos genitais, em uma abordagem policial na zona norte da cidade de São Paulo. As imagens circularam nas redes sociais nos últimos dias. A abordagem teria acontecido no início da última semana na rua Aparecida do Taboado, na região da Brasilândia.

No vídeo, é possível ouvir a policial dizer "desce, caralho", apontando uma arma para o grupo que estava nas motos. Em outro trecho, um policial disse: "alguém autorizou você a olhar para trás?".

Na sequência, é possível ver a policial golpear o órgão genital de um dos homens abordados. Com dor, ele disse: "ai, caralho".

Depois, a policial aborda outro homem e também o agride, com um golpe no órgão genital. O vídeo mostra ela sorrindo, durante a abordagem (veja acima).

"Eles são golpeados, violentamente atacados por essa policial, que depois ainda dá risada daquela situação", afirma o advogado Ariel de Castro Alves, presidente do grupo Tortura Nunca Mais.

A PM (Polícia Militar) disse que a equipe já foi identificada e que o caso está sendo apurado para "aquilatarmos [avaliarmos] todos os detalhes que envolveram a intervenção policial e os seus desdobramentos". A PM não respondeu às perguntas do UOL sobre o comportamento da policial.

"Desceram já na ignorância"

A policial abordou duas mulheres e três homens. "Os policiais desceram já na ignorância, tirando a chave do contato de todas as motos", disse, em áudio divulgado pela Record TV, uma das mulheres que foi abordada, indicando que ninguém havia corrido após a chagada dos agentes.

"Não tinha por que a gente correr." Ela disse que a policial "deu soco nas partes íntimas das mulheres", dizendo que ficou machucada após a agressão.

Segundo a Record TV, os jovens, que seriam youtubers, relataram que estavam circulando em motos pela região quando foram abordados. Eles teriam dito, de acordo com a reportagem, que algumas das motos estavam em situação irregular e foram apreendidas.

Procurada, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo ainda não se pronunciou.

"Abuso de autoridade", diz advogado

Para o advogado Alves, do grupo Tortura Nunca Mais, "essa abordagem foge dos padrões e descumpre os próprios protocolos da Polícia Militar", indicando que policiais do sexo masculino deveriam ter feito a abordagem dos homens.

"Além disso, nós temos a situação de violência, o abuso de autoridade", completou Alves, que é especialista em direitos humanos e segurança pública.

"A policial agiu com extrema violência, dando braçadas nos órgãos genitais dos abordados, o que, além do abuso de autoridade, que é a violência, o constrangimento praticado, podemos ter o crime de importunação sexual."

O advogado também não descarta a possibilidade de ter sido cometido o crime de tortura, "quando o agente do estado submete pessoas ao intenso sofrimento físico e psicológico".

A Brasilândia é um bairro periférico da capital paulista. Segundo Alves, as abordagens policiais em regiões como essa "têm esse padrão de abuso de violência, de constrangimento contra as pessoas que são abordadas."