Topo

Esse conteúdo é antigo

Caso Dom e Bruno: suspeitos usaram arma de caça; perícia constata 4 tiros

Jornalista Dom Phillips e indigenista Bruno Araújo - Divulgação
Jornalista Dom Phillips e indigenista Bruno Araújo Imagem: Divulgação

Gabriela Vinhal

do UOL, em Brasília

18/06/2022 13h13

A PF (Polícia Federal) confirmou neste sábado (18) que o exame médico-legal indicou que a morte do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira foi causada por disparo de arma de fogo com munição típica de caça.

Em nota, a PF informou que a perícia, realizada por agentes da corporação, indicou que Phillips recebeu um tiro e teve traumatatismo toracoabdominal e lesões principalmente na região abdominal e torácica.

Pereira, por sua vez, recebeu dois disparos na região do tórax e do abdômen e um na face. A morte foi causada por traumatismo toracoabdominal e craniano.

"Os trabalhos dos peritos do Instituto Nacional de Criminalística, nos próximos dias, serão concentrados nos exames de Genética Forense, Antropologia Forense e métodos complementares de Medicina Legal, para identificação completa dos remanescentes e compreensão da dinâmica dos eventos", disse a corporação.

A perícia também confirmou que os outros restos remanescentes são de Pereira e a constatação foi feita com base no exame da arcada dentará dele. Na noite de sexta (17), foi confirmada a identificação de remanescentes de Phillips por exame das impressões digitais, em complementação à identificação prévia por odontologia legal.

Prisão de suspeitos

A PF prendeu nesta manhã mais um suspeito de ter participado do assassinato de Dom e Bruno. Jefferson da Silva Lima, cujo apelido é "Pelado da Dinha", é o terceiro suspeito preso no caso. De acordo com a corporação, Lima se encontrava foragido e se entregou na Delegacia de Polícia de Atalaia do Norte. Ele será interrogado e encaminhado para audiência de custódia.

Lima é apontado como alguém que participou diretamente do duplo homicídio e ajudou na ocultação dos corpos. Ontem, a polícia emitiu um mandado de prisão pela Justiça Estadual de Atalaia do Norte contra Lima. As autoridades buscam por um quarto suspeito pelo crime.

"Na sexta, montamos uma equipe e fomos até o sítio da mãe dele no município de Benjamin. Ele não se encontrava. Conversamos com os familiares e pedimos para convencê-lo a se entregar", informou o delegado Alex Perez, da Delegacia de Atalaia.

Restos dos corpos

Além de Lima, a PF prendeu primeiro o pescador Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como "Pelado", que confessou ter esquartejado e enterrado os corpos. Depois, o irmão dele, Oseney de Oliveira, foi preso, mas negou envolvimento no duplo homicídio.

O pescador que levou a polícia até o local onde estavam os restos dos corpos de Dom e Bruno. O material foi enviado para análise na quinta-feira (16) e ontem a PF confirmou que as partes encontradas eram de Dom.