Topo

Esse conteúdo é antigo

Jacarezinho e outras comunidades são alvo de operação da PM no RJ

PM não divulgou informações sobre feridos ou presos durante operação na manhã de hoje - Reprodução/TV Globo
PM não divulgou informações sobre feridos ou presos durante operação na manhã de hoje Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

02/08/2022 09h14Atualizada em 02/08/2022 09h14

A comunidade do Jacarezinho está entre os alvos de uma série de operações da Polícia Militar do Rio de Janeiro, realizadas na manhã de hoje. O objetivo, segundo a corporação, é apreender drogas e armas e realizar a prisão de suspeitos de crimes na zona norte da capital carioca.

Em nota ao UOL, a PM confirmou a operação e informou que equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) estão na favela, mas não forneceu um balanço sobre material recolhido, investigados presos ou pessoas feridas.

Além do Jacarezinho, o Complexo do Lins, o Morro do Fubá e as comunidades do Chapadão, do Engenho, da Galinha e do Fubá também são palco de operações da Polícia Militar.

Até o momento, nas redes sociais, não há relatos de moradores sobre violência durante a ação, que ocorre menos de duas semanas depois da chacina no Complexo do Alemão, também na zona norte do Rio, região que concentra o maior número de favelas na capital.

Segundo o Censo 2010 do IBGE, 27% dos moradores da zona norte vivem em favelas e, entre 2007 e 2021, 58% das chamadas chacinas policiais — operações com três ou mais mortes de civis — ocorreram na zona norte do Rio, segundo informa o relatório Chacinas, do Geni (Grupo de Estudos de Novos Ilegalismos), ligado à UFF (Universidade Federal Fluminense).