Topo

Esse conteúdo é antigo

Após ser comparado com pênis, mascote de amendoim troca de fantasia em SP

A mascote da Feira do Amendoim de Jaboticabal mudou de formato para não se parecer mais com um pênis - Divulgação/Feira Internacional do Amendoim
A mascote da Feira do Amendoim de Jaboticabal mudou de formato para não se parecer mais com um pênis Imagem: Divulgação/Feira Internacional do Amendoim

Maurício Businari

Colaboração para o UOL

11/08/2022 20h22

Minduca. Esse é o nome da mascote da Feira Internacional do Amendoim, realizada no município de Jaboticabal, em São Paulo. Criado em 2019, quando aconteceu a primeira edição do evento, ele se viu cercado de polêmica após a empresa que confeccionou a fantasia não ter sido exatamente fiel ao formato original do desenho, tornando-o parecido com um pênis. Três anos após o constrangimento de ter virado meme, a mascote acaba de ganhar um novo formato e está fazendo sucesso com as crianças.

"Era para se parecer com um amendoim, como previa o nosso desenho", contou ao UOL a jornalista Regiane Alves, 50, membro da comissão organizadora do evento. "Mas daí a empresa que produziu a fantasia acabou esticando demais o pescoço e achatando muito o corpo dele embaixo. No início, a gente achou que tinha ficado esquisito, mas fomos inocentes. Não tínhamos dado conta do que parecia esse formato".

Regiane afirma que somente notaram a forma diferente da fantasia após um frequentador da feira, provavelmente um estudante da Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma das entidades participantes da feira, publicar algumas fotos comparando Minduca ao formato de pênis. Visto de costas, a mascote, que usava um boné vermelho, ficava ainda mais parecido com o órgão sexual masculino.

"A partir daí, o Minduca se espalhou pelas redes sociais. Aqui no Brasil e até em outros países, porque muita gente que participa dessa feira está envolvida com pesquisas em universidades e instituições. Para nós foi um choque. Foi a primeira vez que olhamos para o Minduca e vimos que realmente ele se parecia com um pênis. A partir daí, ele virou o 'Pinduca'", afirmou.

Segundo Regiane, muitos jornalistas a procuraram em 2019 para indagar se o boneco teria sido criado propositalmente, como estratégia de marketing. "Mas não tinha sido, não. Foi tudo sem querer. Para nossa surpresa, as pessoas acabaram simpatizando tanto com o Minduca que a feira começou a atrair ainda mais visitantes. Muita gente querendo tirar uma foto com a nossa mascote".

Desenho original de Minduca era diferente do resultado apresentado pela empresa que confeccionou a fantasia - Divulgação/Feira Internacional do Amendoim - Divulgação/Feira Internacional do Amendoim
Desenho original de Minduca era diferente do resultado apresentado pela empresa que confeccionou a fantasia
Imagem: Divulgação/Feira Internacional do Amendoim

Perdeu a cabeça após a fama

Minduca ficou tão famoso na região que, depois que a Feira do Amendoim acabou, passou a ser convidado a participar de diversos eventos relacionados à agricultura e às atividades do campo. Meses depois, a pandemia eclodiu e a fantasia acabou sendo guardada em um depósito.

"Este ano, quando resolvemos que a feira voltaria a ser presencial, após dois anos sendo realizada de forma online, fomos buscar a roupa no depósito. E descobrimos que a cabeça dele não estava mais lá. A cabeça do Minduca havia sumido", contou Regiane.

"Ele ficou tão famoso e foi tão requisitado por escolas, eventos, cooperativas, que acabou se degradando, estragando. Ele foi tão usado que acabou perdendo a cabeça", afirmou o presidente da comissão organizadora da feira, Pedro Luiz Alves.

Sem muito tempo para decidir o que fazer, a organização decidiu criar um novo desenho para a mascote. Ele perdeu o formato fálico, ficando mais "gordinho". Também mudou de cor, indo do bege para o marrom.

Minduca ganhou riscos quadriculados, para mostrar que o personagem não está mais sem a casca que envolve o amendoim. Ele também ganhou um chapéu de cowboy, um sinal de maturidade em relação ao boné que usava. "A nova versão está fazendo bastante sucesso, agora mais ingênua e infantil, pensada para interagir com as crianças".

Visto de costas, Minduca era ainda mais parecido com um pênis, por causa do boné vermelho circundando a cabeça - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Visto de costas, Minduca era ainda mais parecido com um pênis, por causa do boné vermelho circundando a cabeça
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

"Ele ficou bem mais apropriado, parecido mesmo com um amendoim. As pessoas gostaram. Mas, no fundo, a gente sente falta do Minduca original. Ele acabou se tornando uma pessoa, alguém querido que a gente sente saudades".

Amendoim é importante na região

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Jaboticabal, Lucas Ramos, a cultura de amendoim no município representa 25% da produção nacional. Com 78 mil habitantes, as atividades ligadas ao amendoim empregam 2.500 pessoas direta ou indiretamente.

"O amendoim representa 60% da produção de nossa agricultura. A segunda cultura mais importante é a cana-de-açúcar, com 25%, e a terceira, a soja, com 15%, Jaboticabal é uma das áreas do País com o melhor solo. Os índices de produtividade das terras é muito alto", comentou.

"Por isso a importância da Feira Internacional do Amendoim. Ela atrai entidades de fomento à pesquisa na área da agricultura, movimenta o setor de eventos e gera negócios e renda. Para se ter uma ideia, a feira, que acaba amanhã, manteve a ocupação hoteleira em 100%".

Por essa razão, o secretário diz que toda a gozação envolvendo o Minduca, a princípio, foi vista com muita apreensão por organizadores e colaboradores. "Foi um momento de muita tensão, muito constrangimento, mas que se tornou algo muito positivo, ganhou a aprovação e a simpatia de todos".