Topo

Esse conteúdo é antigo

Após anos em barro, rua é concretada e cão deixa marca em via no RJ

Branquinho com as patas sujas após passeio no concreto - Reprodução/@anaemerich
Branquinho com as patas sujas após passeio no concreto Imagem: Reprodução/@anaemerich

Maurício Businari

Colaboração para o UOL

20/08/2022 11h50Atualizada em 20/08/2022 11h50

A influenciadora digital Ana Emerich, 27, mora numa rua pacata no bairro de Nova Brasília, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Uma rua de terra batida que a prefeitura da cidade decidiu concretar na última quarta-feira (17), sem avisar os moradores. O resultado foi um festival de pegadas de cães sobre o cimento fresco. Cães da influencer Ana Emerich, que resolveu fazer um post no Twitter para contar sobre o "acidente".

Ana mora há seis anos com o marido - e, atualmente, com um bebê, fruto da relação entre os dois -, numa casinha modesta nessa rua, que sempre foi de terra. É uma rua pequena, com poucos moradores, afastada da área de comércio. Acho que por isso nunca teve muita atenção", afirmou a influencer ao UOL.

"Desde que eu moro aqui, nunca fizeram nada na rua. Meu pai, quando era vivo, costumava pagar pra capinar e limpar a rua, dar uma geral. É uma rua de barro, onde só passa gente caminhando e os automóveis dos moradores".

Na terça-feira, Ana conta que funcionários da prefeitura limparam a rua, removendo pedras, mato e detritos. Na quarta-feira, fecharam a rua e colocaram o cimento. Porém, segundo a influencer, sem avisar os moradores.

"Ficamos isolados dentro de casa, sem conseguir sair. Eu tinha um compromisso na parte da tarde e quando deu 15:30 eu fui abrir o portão pra checar se o cimento já estava seco pra sair, e quando eu achei que tinha fechado o portão o Branquinho (cão) veio com a pata por baixo e abriu, foi tudo muito rápido", conta a influencer.

Pior é que tenho mais três cães além do branquinho (Neném, Boo e Leprinha) e todos saíram correndo atrás dele", relembra Ana, afirmando que, no meio da confusão, enquanto tentava pegar os cães, um dos seus seis gatos escapou e correu também pela rua, deixando pegadas no cimento fresco.

Gritos e xingamentos

Não demorou muito para que a vizinhança, aturdida pelo que acabara de acontecer com a recém instalada pavimentação da rua, começasse a gritar e xingar Ana e seus animaizinhos de estimação.

"Me xingaram de tudo quanto é nome e ainda estão me atacando. Sempre que passam na frente da minha casa, alguém me xinga. Mas apesar de não ter sido de propósito, eu já chamei um pedreiro para vir dar um jeito na rua. Não foi um trecho grande, só em frente à minha casa mesmo. Mas vou querer consertar".

A influencer afirma que, ironicamente, cerca de uma hora depois da confusão envolvendo seus bichinhos, uma nova gritaria teve início. Dessa vez, porque os filhos de uma vizinha saíram pra brincar e estragaram o concreto também. Agora, além de pegadas de quatro cachorros e um gato, a rua exibe várias pegadas de crianças estampadas no solo de cimento fresco.

"No final do dia as pessoas começaram a chegar em casa e foram pisando e amassando o concreto também. A prefeitura poderia ter avisado os moradores. Os funcionários simplesmente jogaram o concreto na rua inteira, colocaram uma árvore caída na esquina pra bloquear a entrada e foram embora".