Desfile com crianças 'fantasiadas' de escravizados no PR é investigado
Um desfile cívico realizado em Piraí do Sul (PR) virou alvo de investigação do MPPR (Ministério Público do Paraná) após retratar crianças como pessoas escravizadas.
Imagens do desfile, realizado ontem para comemorar o bicentenário da independência, mostram um grupo de crianças carregando correntes e bolas de papel alumínio atrás de um barco com os dizeres "família real".
Os vídeos chegaram a ser publicados no perfil oficial da prefeitura, que na tarde de hoje divulgou uma nota de posicionamento sobre o ocorrido.
Na nota, o município afirmou que o desfile tinha como intuito "resgatar valores como o civismo e desenvolver o sentimento de pertença em toda a população piraiense".
O órgão também disse que fez durante o desfile uma apresentação de contexto do período pré-colonial, abordando, assim, "momentos históricos de grande relevância", como a descoberta do país, a escravidão e a abolição da escravatura.
"O município entende que em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana", afirmou.
Segundo o MPPR, o procedimento é sigiloso porque envolve crianças, mas esclarecimentos foram solicitados ao município.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.