Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Crossfit ou arrastão? Confusão no Recife termina com jovem preso

Do UOL, em São Paulo

22/09/2022 17h24Atualizada em 22/09/2022 20h40

Um vídeo que registra uma correria em um bar na zona sul do Recife levantou questionamento nas redes sociais na tarde de hoje.

Enquanto algumas pessoas afirmaram que a movimentação foi fruto de um arrastão na região, outros apontaram que a correria ocorreu porque os frequentadores confundiram um grupo de crossfiteiros com assaltantes.

Nas imagens, registradas na noite do sábado (17), é possível ver que um grupo de pessoas se concentra em mesas na calçada quando algumas começam a correr.

Em poucos segundos, todos se levantam e fogem do local, abandonando pratos, copos, garrafas de bebida e até mesmo pertences pessoais.

Um homem chega a cair durante a movimentação e pelo menos quatro pessoas que estavam praticando exercícios físicos também aparecem correndo.

"Estávamos reunidos, eu e mais 15 amigos, todo mundo na mesinha, todo mundo tranquilo, de repente um mar de gente correndo", afirmou Higor Emmanuel, que usou o TikTok para contar a ocorrência na segunda-feira (19).

Segundo ele, muitos clientes se esconderam nos banheiros para fugir da movimentação no local.

"E os clientes de um bar da zona sul de Recife que acharam que tava rolando arrastão quando, na verdade, era a turma do crossfit correndo na rua?", afirmou um internauta no Twitter.

Em poucas horas, a publicação foi vista mais de 700 mil vezes na rede social.

Em nota enviada ao UOL às 16h04 de hoje, a Polícia Militar de Pernambuco afirmou que câmeras de monitoramento da Secretaria de Defesa Social flagraram um grupo de jovens que estariam roubando nas imediações do bar no mesmo momento em que o vídeo foi registrado.

"Uma equipe do 19º BPM foi ao local e durante a abordagem foi encontrado um trancelim (corrente de ouro) com um jovem. Ele foi apreendido e encaminhado à Delegacia", afirmou a PM.

Às 18h38, porém, a corporação enviou nova nota afirmando que "foram geradas diversas ocorrências de arrastão na avenida Boa Viagem" no dia da ocorrência e, após abordagem a um grupo de jovens, um menor de idade foi encontrado com um celular com restrição para roubo. "Todavia, não temos como confirmar que a ocorrência tenha relação com o vídeo citado", diz a nova nota.

A Polícia Civil de Pernambuco informou às 16h59 que, uma pessoa foi apreendida pela polícia na região no domingo, detida em flagrante e conduzida junto à vítima, um jovem de 19 anos, para a delegacia. Às 19h40, porém, a corporação afirmou que a detenção do suspeito maior de idade ocorreu em outra imediação da avenida, retificando a informação.

Às 20h40, após afirmações conflitantes dos órgãos, a Secretaria de Defesa Social divulgou uma nova nota negando as informações anteriores sobre arrastões e detidos no bairro. Confira nota na íntegra:

"A Secretaria de Defesa Social esclarece que não houve arrastão em toda a extensão da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, incluindo a região onde se localiza o restaurante e bar Alfaiate. No vídeo que circula nas redes, há um mal-entendido ou falso alarme por parte dos clientes, sem ter sido constatada, tanto pelas câmeras de videomonitoramento como pelas equipes do 19º Batalhão, que estiveram no local e arredores na noite do dia 17 de setembro (sábado), qualquer ocorrência de roubo ou furto. As ligações feitas para o 190, efetuadas por pessoas que estavam no estabelecimento, não foram confirmadas após checagem feita no terreno pela Polícia Militar. Contactados, proprietários e funcionários dos restaurantes na área não sabiam explicar o que motivou a movimentação dos clientes. Também não houve registro de queixa ou comparecimento de supostas vítimas à Delegacia de Boa Viagem".

Bar cita 'mal-entendido'

Em nota enviada ao UOL, a Cervejaria Alphaiate, local onde a movimentação foi registrada, afirmou que as gravações que circulam nas redes sociais "não passam de um mal-entendido".

"Clientes se levantaram com pressa para dentro da casa e o movimento foi seguido por vários outros presentes. Esclarecido que nada ocorria, em pouquíssimos minutos todos os presentes retornaram às suas mesas e seguiram com o atendimento", afirmou o estabelecimento.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O título da matéria que informava "Não era crossfit" foi alterado após a Polícia Militar de Pernambuco enviar nova nota de posicionamento informando que "não temos como confirmar que a ocorrência tenha relação com o vídeo citado. Porém, na noite de sábado (17), foram geradas diversas ocorrências de arrastão na avenida Boa Viagem".