Topo

Esse conteúdo é antigo

Calor enfim volta? Saiba o que esperar do clima no mês de outubro

A primavera começou com chuvas e baixas temperaturas no Sudeste - RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A primavera começou com chuvas e baixas temperaturas no Sudeste Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

01/10/2022 04h00Atualizada em 01/10/2022 10h39

A chegada da primavera, no fim de setembro, resultou em dias de muita chuva para grande parte do Brasil. Em outubro —mês típico da estação que marca o início do calor gradativo até o verão— o tempo chuvoso e nublado não deve sofrer grandes alterações, segundo o InMet (Instituto Nacional de Meteorologia). A expectativa é de que muitas cidades enfrentem chuvas mais frequentes e temperaturas abaixo da média esperada para a temporada.

O mês começa ainda sob os efeitos do fenômeno La Niña, que causa um resfriamento na temperatura da superfície do mar. Assim, espera-se que esse fenômeno cause aumento significativo da chuva no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, além de áreas mais ao Norte da Região Sul do país. A chuva deve ser especialmente volumosa em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Centro-Norte de Goiás e na Bahia.

O Norte e Nordeste devem ter chuvas próximo da média. Segundo o InMet, a costa leste tem os menores volumes de chuvas previstos, já que o mês é o mais seco da região. As precipitações podem ser mais brandas, chegando a um acumulado menor a 200 mm, no sul amazônico, em parte do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e ainda no Mato Grosso, Goiás Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Chuvas limitam calor

De acordo com o MetSul, a chuva frequente deve limitar o aumento das temperaturas uma vez que a instabilidade diminuiu as máximas diárias. A expectativa é de que, na região Sul, com a passagem de frentes frias, as temperaturas fiquem abaixo dos 22ºC. Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura mínima média é de 15,7ºC e máxima média histórica, de 25,2ºC.

Na capital paulista, os primeiros dias terão temperaturas amenas. A máxima é de 23°C no sábado (1) e 20°C no domingo (2). Já a mínima deve ser de 15ºC em ambos os dias. Na próxima semana, há lampejos de dias mais quentes — como nas máximas de 25º na quarta e quinta.

Áreas mais próximas da costa, incluindo o Rio de Janeiro, também podem apresentar temperaturas abaixo da média devido ao ar frio que atua no Sul do país.

Já no Centro-Norte do Brasil, as temperaturas devem ficar acima dos 25ºC e áreas do noroeste do Mato Grosso, sudeste do Pará, oeste do Maranhão e sul do Piauí, poderão viver dias que os termômetros ultrapassem os 27ºC.