Formas geométricas aparecem em plantação em SC: 'Mistério recorrente'
Moradores de Ipuaçu (SC) acordaram com uma inusitada formação geométrica em uma plantação de trigo na manhã desta terça-feira (4). O agroglifo, com pelo menos sete formas diferentes sobrepostas, foi registrado por imagens aéreas e divulgado nas redes sociais — e não é a primeira vez que a cidade chama atenção com esse tipo de "aparição".
Nas fotos, registradas pelo vereador Tiago Kosinski com um drone, é possível ver círculos, triângulos e até mesmo um pentágono.
O fator causador da formação é um mistério para os moradores da região. Quem vive no local, porém, afirma que elas são comuns e seguem até mesmo um "padrão".
"É recorrente, em outros anos isso já aconteceu. Quando acontece em um ano, geralmente volta a acontecer no mínimo duas vezes antes da colheita, que ocorre em torno de 25 a 30 dias", afirmou Tiago.
Ele conta que após fazer as fotos na manhã de hoje, consultou pessoas que moravam perto da plantação para saber se elas viram qualquer movimentação na região.
"Ninguém viu movimentação na parte da noite. Para fazer um desenho desse tamanho, do tamanho de meio-campo de futebol, precisariam trabalhar 10, 15 pessoas, durante três ou quatro horas. Se foram pessoas, foram engenheiros com aparelhos de última geração, GPS e tudo mais. Só assim para fazer com tamanha perfeição. O mistério é que ninguém sabe de nada", afirmou.
O vereador contou, ainda, que o trigo foi prensado, sinalizando uma "força muito grande" para deixar a marca no local.
"O trigo não quebrou e nem voltou. Quando você pisa no trigo, até mesmo quando um carro passa por cima, ou ele quebra, ou ele volta, ou ele fica em um meio-termo, arrepiado, esse não", disse.
O UOL procurou a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) em busca de informações sobre o que pode ter causado as marcas na região, mas não recebeu retorno sobre o assunto até o momento.
Histórico de formações em plantações
Kosinski afirmou que o município, de pouco mais de sete mil habitantes, atrai ufólogos de todo o Brasil pelas formações nas plantações sem origem identificada.
A própria prefeitura de Ipuaçu mapeia a ocorrência das formas que apareceram em 2008, 2009, 2010 e 2011. As marcas tinham entre 19 e 44 metros de diâmetro.
Uma das últimas marcas da região foi encontrada em uma plantação de milho do município vizinho de Bom Jesus em 2017. Na ocasião, as marcas tinham cerca de 20 metros de diâmetro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.