Topo

Gabriel Monteiro: Mulher relata tapas violentos e sexo sem preservativo

O ex-vereador Gabriel Monteiro (PL) em sessão da Câmara Municipal do Rio - Divulgação/Flávio Marroso / CMRJ
O ex-vereador Gabriel Monteiro (PL) em sessão da Câmara Municipal do Rio Imagem: Divulgação/Flávio Marroso / CMRJ

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

08/11/2022 14h14

A mulher de 23 anos que acusa o ex-vereador do Rio Gabriel Monteiro (PL) de estupro disse à polícia ter sido submetida a sucessivas agressões e violência sexual em 15 de julho, data em que ele já respondia a processo de cassação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro em decorrência de uma série de denúncias, entre elas, relatos de estupro. Monteiro foi preso ontem em Niterói (RJ) .

De acordo com o depoimento da vítima, ao qual o UOL teve acesso, após deixarem uma boate na Barra da Tijuca (zona oeste) e seguirem para uma casa no Joá (zona sul), que pertencia a um amigo de Monteiro, o ex-vereador procurou um quarto desocupado. "Em seguida, Gabriel Monteiro teria trancado a porta, retirou a arma da cintura e passou no rosto da declarante e começou a rir", diz um trecho do depoimento.

"Na sequência, ele partiu para cima da declarante pra tirar a sua roupa de forma violenta, porém, a declarante teria dito que tiraria a própria roupa e que ele tirasse a dele; que, após a declarante tirar a roupa, Gabriel a empurrou de forma violenta sobre a cama e começou a ter relação sexual de forma também violenta e sem preservativo", segundo relato da vítima à polícia.

Ainda neste momento, a mulher afirma que Monteiro tentou gravá-la com a câmera do celular, mas não conseguiu porque o aparelho estava descarregado. Em outro caso, já em fase de processo judicial, uma adolescente acusa o ex-vereador de tê-la gravado enquanto praticava sexo com ela.

Durante a relação, Monteiro, ainda de acordo com o relato da vítima, teria iniciado uma série de perguntas, e a cada resposta da vítima ela recebia uma tapa violento no rosto.

"A cada pergunta respondida ou não, recebia um tapa no rosto muito forte, quais sejam: você é minha? você está gostando? Se eu pedir para você ficar com um dos meus seguranças na minha frente, você ficaria? Que ao responder que não ficaria com o segurança, recebeu um tapa no rosto muito forte. Na segunda vez, que ele perguntou novamente sobre o segurança, com medo respondeu que sim, porém recebeu um tapa mais forte e que Gabriel disse que ela não tinha personalidade."

A mulher contou que, neste momento, o ex-vereador a segurou pelos dois braços, impedindo-a de reagir. Em seguida, em uma tentativa de se desvencilhar e proteger suas partes íntimas, Monteiro a ameaçou. "Se você continuar assim, vai ser pior. Eu vou lhe espancar", relatou.

Ainda de acordo com o depoimento, o ex-parlamentar disse à vítima que, caso ela engravidasse, "seria uma honra" e que ele "assumiria".

Seguranças ofereceram ajuda. A vítima disse ainda à polícia que deixou o quarto após Monteiro dormir. Ao se deparar com os seguranças do ex-vereador, eles ofereceram um copo d'água. Um deles perguntou se a vítima gostaria de ir à delegacia.

Com medo de ser morta, ela se recusou a prestar queixa na Polícia Civil, na ocasião.

O ex-vereador teve a prisão preventiva decretada ontem pelo juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. O youtuber e ex-policial militar se apresentou à 77ª DP (Delegacia de Polícia), em Icaraí, bairro de Niterói, onde o mandado de prisão foi cumprido.

Após a prisão, ele divulgou um vídeo, em sua página no Instagram, afirmando que se apresentou espontaneamente à polícia e que acredita que sua inocência será provada.

"Fiquei sabendo pela minha advogada que foi decretada a minha prisão preventiva por um crime que não fui escutado na delegacia. Respeito as autoridades, por isso que, assim que fiquei sabendo, vim imediatamente me entregar à Justiça, porque acredito que minha inocência será provada."