Topo

Bolsonaristas são levados à Papuda. Quais famosos já passaram por presídio?

Presídio da Papuda receberá bolsonaristas - Pedro Ladeira/Folhapress
Presídio da Papuda receberá bolsonaristas Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Renan Prates

Colaboração para o UOL

09/01/2023 10h25

Os bolsonaristas extremistas foram enviados para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, que ficou conhecido por ser um local ocupado por presidiários famosos.

Entre a lista das famosos que passaram por lá, os mais conhecidos são José Dirceu e José Genoíno, políticos que foram presos devido ao escândalo de compra de votos conhecido como Mensalão que ocorreu em 2005, durante o primeiro mandato do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem já foi preso lá?

  • José Dirceu - O ex-deputado foi condenado a sete anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa. Ele ficou 11 meses em regime fechado na Papuda até ser autorizado pelo STF a cumprir a pena em casa.
  • José Genoíno - No mesmo processo do Mensalão, o ex-deputado foi condenado a quatro anos e oito meses e cumpriu parte desta pena na Papuda até ser liberado para cumprir o restante da pena em casa.
  • Natan Donadon - Foi o primeiro deputado em exercício preso por uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) desde a promulgação da Constituição em 1988. Ele foi condenado a 13 anos e quatro meses pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.
  • Marcola - Marcos Williams Herbas Camacho, conhecido como Marcola, é considerado o líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das principais organizações criminosas do país. Ele passou por vários presídios nacionais - a Papuda está entre eles.
  • Cesare Battisti - O ativista italiano foi detido em 2007, no Rio de Janeiro, após chegar no Brasil com passaporte falso. Ele ficou quatro anos detido na Papuda até ser solto após determinação do Supremo Tribunal Federal. Battisti havia sido condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos.
  • Glória Trevi - Considerada "A Suprema Diva do Pop Mexicano", ela foi acusada em seu país de envolvimento em casos de abuso sexual de menores. Ela fugiu para o Brasil e foi presa no Rio de Janeiro em 2000, sendo levada para a Papuda no ano seguinte. Foi extraditada para o México, inocentada das acusações e retomou a sua carreira musical.

Como é a Papuda?

  • Maior complexo penitenciário de Brasília.
  • Nome Papuda surgiu devido a um casal de negros escravizados que vivia na região no século 19. A mulher teria contraído bócio, aumento do volume da tireóide, conhecido popularmente como "papo" - daí o nome do local.
  • São cinco presídios. Segundo levantamento do jornal Correio Braziliense em outubro do ano passado, apenas um deles, Centro de Detenção Provisória, não possuía superlotação. Já a Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF 1) possuía um déficit de quase duas mil vagas.