Topo

Esse conteúdo é antigo

Praia em Ilhabela (SP) é destruída por enxurrada

Do UOL, em São Paulo

19/02/2023 22h46

A Praia da Feiticeira, uma das mais famosas de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, foi destruída por uma enxurrada que se formou em decorrência das fortes chuvas deste fim de semana.

Em vídeo que circula pelas redes sociais, um frequentador do local mostra o resultado da forte correnteza e lamenta a destruição.

"Olha a situação da Praia da Feiticeira. Completamente destruída. A 'cachoeira a milhão'. Alguns parceiros deixavam as coisas aqui. E foi tudo levado. O 'bagulho' foi louco", narra o rapaz, que não teve identidade revelada, no vídeo.

Outro registro em Ilhabela foi feito na Praia Grande, onde um trecho de terra na beira do mar desabou e derrubou alguns carros.

As fortes chuvas no litoral norte de São Paulo deixaram ao menos 26 mortos. O número deve aumentar. Segundo o Instituto Verdescola, 50 pessoas estão desaparecidas.

Com ruas cheias de lama, estradas interditadas, abastecimento de água comprometido e moradores ilhados, ainda não é possível saber o tamanho exato da tragédia provocada pelo temporal que atinge o litoral norte de São Paulo.

Bertioga e São Sebastião receberam em torno de 400 milímetros de chuva em oito horas, segundo a Metsul. Só entre 0h e 1h, São Sebastião recebeu 100 milímetros de chuva. A previsão para fevereiro inteiro em municípios como Ilhabela e São Sebastião é de 303 mm. Em Bertioga, a precipitação total em 24h foi de 683mm —a cidade cancelou o Carnaval em regiões como Chácaras e Boraceia.

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos-SP), decretou o estado de calamidade pública por 180 dias em seis cidades atingidas pelas chuvas.

São elas:

  • São Sebastião
  • Caraguatatuba
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • Guarujá
  • Bertioga

Tarcísio disse que irá liberar R$ 7 milhões para a região; já Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, informou que o governo Lula irá liberar outros R$ 2 milhões.

Para ajudar, prefeituras e ONGs oferecem meios seguros de enviar donativos e dinheiro. Veja algumas delas abaixo

São Sebastião
1- Prefeitura de São Sebastião
Locais de arrecadação: Fundo Social da prefeitura, na rua Capitão Luiz Soares, 33, centro, e unidades regionais (veja a lista aqui). Mais informações: (12) 3892-4991

2- Instituto Verdescola
O Instituto Verdescola recebe doações na Avenida Marginal, 44, Praia Barra do Sahy, São Sebastião. Se preferir enviar dinheiro, o Pix é verdescola@verdescola.org.br. Mais informações: (12) 3863-7130 e 3863-7366

Caraguatatuba
3- Prefeitura
O Fundo Social de Caraguatatuba arrecada doações como material de limpeza, higiene, água potável e roupas masculinas, femininas e infantis e de cama e banho. "Os itens de limpeza com mais necessidade são saco de lixo 60 litros, detergente, álcool 70%, desinfetante, cloro, sabão em pó, esponja, vassoura, rodo, pano de chão e balde 10 litros e de higiene são pasta e escova de dente e sabonete", informou a prefeitura.
Locais de arrecadação: Por enquanto, as doações serão recebidas no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), localizado na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Mais informações: (12) 3897-5656

Ilhabela
4- Prefeitura
Em comunicado, a prefeitura disse que precisa de doações para atender moradores da costa sul da ilha e perderem seus pertences. "Estamos aceitando doações de colchões, mantas, fogão, artigos de
higiene e limpeza".
Local de arrecadação: Fundo social de Ilhabela, na rua Guaiamu, 56, Perequê. Mais informações: (11) 9-9932-7150.