Água, luz, telefone: Como estão os serviços no litoral norte após chuvas
Quase uma semana após um temporal ter atingido o litoral norte de São Paulo, os serviços de luz e telefone estão praticamente restabelecidos na região —mas alguns pontos ainda enfrentam dificuldades no abastecimento de água.
São Sebastião foi o município mais atingido por deslizamentos e enchentes. No total, a tragédia deixou ao menos 54 mortos.
Veja abaixo como está o funcionamento dos serviços essenciais até a tarde desta sexta-feira (24):
Energia
Quase todos os moradores de São Sebastião e Caraguatatuba (99,5%) tiveram o serviço normalizado até a manhã de sexta-feira (24).
Parte das interrupções de energia foram solicitadas pela Defesa Civil para garantir a segurança da população em áreas de risco. A EDP, concessionária responsável, informou que assim que houver autorização vai realizar a energização.
Em Ubatuba, Bertioga e Ilhabela, o fornecimento foi restabelecido para 98% dos clientes afetados no domingo (19). A Neoenergia Elektro informou que os bairros Borrifos, em lhabela, e Bonete, em Ubatuba, tiveram suas situações normalizadas na segunda-feira (20) de manhã, quando foi possível acessar os locais.
Água
A Sabesp informou ter recuperado na quarta-feira (22) os sistemas de água nos municípios atendidos pela companhia. São eles: São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e Bertioga.
A Barra do Sahy, um dos locais mais atingidos, não é atendida pela companhia e ainda sofre com a falta de água. O fornecimento fica sob responsabilidade da Companhia de Águas do Sahy, que não foi localizada pelo UOL.
Não há estimativa de normalização, informou, por telefone, a Riviera Administradora, responsável pela cobrança do serviço. Segundo a empresa, houve o rompimento de uma tubulação e uma arrecadação extra nos boletos dos moradores será necessária para realizar o conserto.
Telefonia e internet
As três principais empresas informaram que os serviços foram totalmente restabelecidos nas cidades. Moradores e turistas enfrentaram falhas no sinal após a tempestade, o que impôs ainda mais dificuldade no cenário da tragédia.
A TIM disse que retomou integralmente os serviços de dados e voz nas cidades. A empresa informou que promoveu a abertura do roaming entre operadoras para compartilhamento de acesso e que técnicos da empresa seguem em campo fazendo todo o atendimento necessário.
A Claro afirmou estar operando dentro da normalidade no litoral.
A Vivo declarou que seus serviços de voz e dados já foram restabelecidos. A empresa disse que segue com equipes nas regiões para garantir a qualidade da operação, que pode sofrer oscilações em razão das obras de recuperação.
Supermercados
Turistas e moradores que procuraram alimentos e produtos de higiene relataram ter encontrado poucos estabelecimentos comerciais disponíveis e filas gigantescas.
Houve relatos de sobrepreço, como um litro de água custando mais de R$ 90. A Polícia Civil e o Procon-SP fazem uma operação para a fiscalização do comércio.
A APAS (Associação Paulista de Supermercados) informou que seus associados na região não registraram problemas de desabastecimento ou de anormalidade nos preços.
"Pontualmente, alguns de seus colaboradores têm enfrentado dificuldades de locomoção e chegada ao local de trabalho, mas nada que comprometa a operação dos serviços essenciais prestados pelos supermercados", diz a nota.
Postos de combustíveis
Estabelecimentos nas praias na costa sul de São Sebastião enfrentaram dificuldades de abastecimento na segunda-feira (21).
A reportagem apurou que o frete ficou mais caro em alguns casos —por causa dos bloqueios nas rodovias, a distância percorrida pelo caminhão-tanque ficou maior.
A situação está se normalizando e o consumidor já não encontra problemas para abastecer, disse o Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo) na sexta-feira (24).
Escolas
As aulas deverão ser retomadas no dia 6 de março, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Algumas escolas estão sendo usadas como abrigo para pessoas desalojadas. Além da rede estadual, o Estado orienta o calendário das escolas particulares dos níveis fundamental e médio.
A Secretaria Estadual da Educação vai disponibilizar aulas de reforço e ensino à distância para os alunos que ficaram sem aulas.
Cada prefeitura deve definir a retomada das atividades na rede municipal —representantes de São Sebastião vão se reunir com o Estado para discutirem as datas.
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