Três mulheres, líder do tráfico: quem a PF prendeu em ação contra o PCC
O grupo de nove presos pela Polícia Federal, nesta quarta (22), sob a acusação de planejar ataques contra autoridades, inclui três mulheres e alguns nomes de destaque no PCC (Primeiro Comando da Capital).
Quem são os presos?
- Valter Lima Nascimento, vulgo Guinho
- Reginaldo Oliveira de Sousa, vulgo Re
- Franklin da Silva Correa, vulgo Frank
- Aline de Lima Paixão
- Aline Arndt Ferri
- Cintia Aparecida Pinheiro Melesqui, vulgo Luana
- Herick da Silva Soares, vulgo Sonata
- Claudinei Gomes Carias, vulgo Nei
- Janeferson Aparecido Mariano Gomes, vulgo Nefo
O nome mais conhecido é Valter Lima Nascimento, vulgo Guinho, 42. Tido como um dos traficantes mais procurados do país, ele era considerado braço direito de Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, o principal fornecedor de drogas para o PCC.
Guinho já havia sido preso pelo menos seis vezes nas últimas duas décadas. Em abril de 2020, quando cumpria pena de mais de 20 anos por tráfico, ele foi solto por ordem do ex-ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Após essa soltura, Guinho foi preso outra vez em janeiro desse ano, pela Rota — tropa de elite da PM de São Paulo —, mas já estava novamente em liberdade ao ser alvo da operação nesta quarta.
Outro alvo que estava entre os mais procurados pela polícia no estado é o Nefo. Ele foi processado em São Paulo por furto e extorsão mediante sequestro. Nei e Sonata também tem passagens anteriores pelo sistema prisional paulista.
A reportagem não conseguiu contato com os dos presos, mas publicará a versão de todos eles na íntegra assim que houver uma manifestação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.