Topo

Esse conteúdo é antigo

Casa da vice-prefeita de Rio Branco alaga com as chuvas fortes no Acre

As chuvas fortes que atingem estados do norte e do nordeste alagaram até a casa de Marfisa Galvão (PSD), vice-prefeita de Rio Branco (AC). - Reprodução/Instagram
As chuvas fortes que atingem estados do norte e do nordeste alagaram até a casa de Marfisa Galvão (PSD), vice-prefeita de Rio Branco (AC). Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

26/03/2023 13h26

As chuvas fortes que atingem estados do norte e do nordeste alagaram até a casa de Marfisa Galvão (PSD), vice-prefeita de Rio Branco (AC).

O que aconteceu

  • Marfisa afirmou que a situação nunca tinha acontecido. De acordo com o relato da vice-prefeita, a água transbordou do Igarapé Fundo, invadiu sua casa no bairro Vila Ivonete e se acumulou até chegar a altura de seu ombro.
  • É alta a possibilidade de enxurradas, alagamentos e inundações em Rio Branco e outras cidades do Acre nas próximas horas. O ministro do Desenvolvimento Regional Waldez Góes e a ministra do Meio Ambiente Marina Silva visitam neste domingo (26) o estado e o Amazonas, onde as chuvas castigam Manaus.
  • É alta também a possibilidade de deslizamentos de terra na região metropolitana de Manaus. Na capital amazonense, mais de 260 famílias foram reassentadas após terem sido atingidas pelas chuvas.
  • Em Marabá, no Pará, o Rio Tocantins baixou de 11,95 para 11,92 metros de sábado (25) para domingo (26). Trinta famílias devem se cadastrar para receber uma ajuda financeira no estado e o município de Iritua deve decretar situação de emergência por conta das chuvas nos próximos dias.
  • Há 49 municípios em situação de emergência no Maranhão. Pelas contas do Governo do Estado, mais de 30 mil famílias foram afetadas pelas enchentes e 6 mil delas se encontram desabrigadas.

O que mais se sabe

  • A atriz Viola Davis publicou um vídeo em solidariedade às vítimas da chuva no Acre. O alagamento do rio Acre e de igarapés inundou vários pontos da área central de Rio Branco. Entre sábado (25) e domingo (26), o nível da água subiu de 16,26 metros para 16,42 metros -- a cota para transbordar é de 14 metros.
  • Às 12h, o rio Acre tinha subido cinco centímetros em relação à medição da manhã. Imagens compartilhadas nas redes sociais neste domingo (26) mostram vias alagadas, moradores retirando bens de casa com barcos e animais sendo resgatados em meio às inundações em Rio Branco (AC).
  • O Parque de Exposições de Rio Branco está sendo preparado para receber desabrigados. Os bombeiros já atenderam mais de 1700 ocorrências ligadas às chuvas. Equipes da Defesa Civil Nacional estão na capital acreana.
  • Em Manaus, uma cratera se formou no bairro Gilberto Mestrinho, após o excesso de água sobrecarregar a rede de drenagem. A prefeitura estima que os reparos no local demorem 10 dias.
  • Além de Acre, Amazonas, Maranhão e Pará, as enchentes também afetam Rondônia e Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas com intensidade de até 60 milímetro por hora e ventos de até 100 quilômetros por hora para os dois estados e grande parte da região Norte.

O que dizem os envolvidos

Hoje, a gente teve alagação do Rio Acre, mas também temos alagação dos igarapés, o que atinge toda área central da cidade. Pela primeira vez, entrou água na minha casa. Dava aqui no meu ombro.
Marfisa Galvão (PSD), vice-prefeita de Rio Branco

Em nome do presidente Lula, sigo neste domingo com a ministra Marina Silva para Rio Branco (AC). Vamos visitar as áreas atingidas pelas chuvas, ao lado do governador Gladson Cameli, do prefeito Tião Bocalom e parlamentares, e acompanhar o socorro à população. À tarde, sigo para Manaus, e com o governador Wilson lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, e parlamentares do Amazonas, visitarei as áreas que estão sofrendo com as inundações e acompanharei as ações de ajuda e recuperação apoiadas pelos Ministério do Desenvolvimento Regional
Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional

Eu realmente não sei como ajudar a não ser espalhando o recado de que esse belo país precisa de nossa ajuda. Eu espero e oro para que eles consigam a ajuda que precisam
Atriz Viola Davis, no Instagram, sobre chuvas no Acre

Até o momento, 49 cidades já se encontram em Situação de Emergência. As águas de março vieram de forma intensa, causando enormes prejuízos em algumas regiões, afetando direta e indiretamente mais de 31 mil famílias, deixando quase 6 mil delas desabrigadas.
Carlos Brandão, governador do Maranhão, em nota oficial

Estamos acompanhando a situação nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Já reassentamos 266 famílias que moravam nessas áreas e já determinei que uma equipe vá até o local para avaliar uma forma de acelerar o processo de retirada das famílias que ainda estão ali.
Wilson Lima (União Brasil), governador do Amazonas