Escalada de violência nas escolas aproxima Brasil dos EUA, diz professor
O professor da USP Daniel Cara afirmou, durante o UOL News, que os episódios de violência nas escolas brasileiras nos últimos anos estão chegando ao patamar registrado nos Estados Unidos.
O Brasil é um país que já tem uma situação de escalonamento nesses casos: nos últimos dois anos tivemos 18 ataques contra escolas com vítimas fatais no Brasil. Ou seja, a situação está escalonando. No segundo semestre de 2022, foram quatro ataques; no primeiro semestre de 2023, dois ataques e uma tentativa de ataque".
Isso representa um fato concreto: a sociedade brasileira já se assemelha ao que existe de pior na sociedade norte-americana".
O que aconteceu
Após cometer o crime, o agressor se apresentou à Polícia Militar e foi preso. O caso ocorreu no Cantinho Bom Pastor, uma creche privada localizada no bairro Velha, que abrigava 40 crianças no momento do ataque.
As crianças mortas tinham entre 4 e 7 anos, segundo a Polícia Civil: dois meninos de 4 anos, um de 5 e uma menina de 7. O agressor pulou o muro para atacar as crianças com golpes na cabeça, afirmou o Corpo de Bombeiros.
Dos cinco feridos, quatro foram levados ao Hospital Santo Antônio: duas meninas de 5 anos, um menino também de 5 e outro menino de 3 anos. O estado de saúde deles é estável.
Escolas precisam de mais segurança, mas só aumentar policiamento não resolve, diz ex-secretário nacional de Segurança
O coronel José Vicente, ex-secretário nacional de Segurança Pública, comentou no programa que as escolas precisam de mais controle de acesso para ajudar a prevenir episódios fatais.
É perceptível que existe vulnerabilidade nas escolas. As escolas são muito perturbadas por entradas indevidas ou pelo ambiente escolar ruim".
Esse ambiente interno precisa ser trabalhado, não no sentido de segurança, mas no sentido educacional. Eu sei que é difícil lidar com pessoas".
Segundo ele, colocar policial em todos os locais não resolve tudo.
Pode ser feito um programa de segurança para as escolas. Vi em Nova York um programa como esse, com um gerente de segurança que cuida do acesso e do comportamento dos alunos que pode ser problemático. Mas com muito cuidado, não é colocando policial e xerife dentro de cada escola".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.