Topo

Esse conteúdo é antigo

Recife vai premiar projeto que trouxer solução para ataques de tubarões

Neste ano, já houve três ataques nas praias, o que coloca 2023 como o ano com mais casos desde 2006. - Wikimedia Commons
Neste ano, já houve três ataques nas praias, o que coloca 2023 como o ano com mais casos desde 2006. Imagem: Wikimedia Commons

11/04/2023 18h20Atualizada em 11/04/2023 20h22

A Prefeitura do Recife abriu inscrições para desafio que vai premiar com R$ 1.6 milhão o melhor projeto que trouxer "solução inovadora" contra ataques de tubarões na capital pernambucana.

O que aconteceu:

O programa vai selecionar a melhor proposta que responder ao desafio: "Como reduzir, com o uso de tecnologias inovadoras, os riscos de incidentes com tubarão na orla do Recife?"

Podem participar profissionais, acadêmicos e estudantes que atuem ou que se preparam para atuar dentro da área de tecnologia ou atividades correlatas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de maio. O edital para participar do desafio pode ser acessado nesse link.

O projeto é idealizado pelo Programa Eita Recife e será realizado em fases já comuns em outras chamadas de inovação aberta, começando pela apresentação dos desafios por parte dos especialistas da prefeitura para entendimento e nivelamento entre todos do ecossistema.

Histórico de ataques

O anúncio do programa acontece em meio ao aumento de ataques de tubarão nas praias da Região Metropolitana do Recife.

Há cerca de um mês, três incidentes envolvendo tubarões foram registrados, o que coloca 2023 como o ano com mais casos desde 2006.

Desde 1992 até agora, foram 77 incidentes, de acordo com o governo estadual.