Topo

Esse conteúdo é antigo

Pendurada em árvore, jiboia 'lancha' ave inteira em minutos em MS; veja

Do UOL, em São Paulo

18/04/2023 22h35Atualizada em 19/04/2023 09h26

Uma jiboia, com cerca de 2 metros, foi filmada pendurada em uma árvore na "hora do lanche" em Aquidauana — a cerca de 141 quilômetros de Campo Grande.

O que aconteceu:

Os guias turísticos Edison Albuquerque e Rosalino Sales Ribeiro levavam turistas de uma pousada em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, a um passeio de safári fotográfico durante o feriado da Páscoa.

Durante o passeio, os guias avistaram um bando de anus-brancos, ave comum no bioma, voando em direção a uma árvore.

Joana Murano, administradora e gerente da pousada Aguapé, disse a UOL que os guias não perceberam a jiboia na árvore inicialmente.

Quando as aves pousaram na vegetação, a jiboia aproveitou para dar o bote em um dos anus-brancos. O processo para engolir todo o animal demorou cerca de 20 minutos.

Os guias avisaram a sede da pousada e Joana foi até o local, onde conseguiu filmar a cobra na "hora do lanche".

Em um vídeo compartilhado pela pousada, é possível ver a jiboia engolindo toda a presa.

Foi bem rápido. Não é tão comum ver jiboia aqui, ainda mais nesse processo de caça e de estar engolindo a presa. Foi bem interessante ter vivenciado e registrado esse momento."
Joana Murano ao UOL

As jiboias matam as presas por constrição, ou seja, enrolando-se no alimento, apertando-o até que sua respiração e batimentos cardíacos terminem e o animal morra por asfixia. A espécie costuma engolir a presa inteira, iniciando pela cabeça e, na sequência, o restante do corpo.