Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Adolescente queima gato em transmissão no Discord e causa incêndio em casa

Do UOL, em Brasília

01/05/2023 12h07

Uma adolescente de 13 anos botou fogo em sua residência enquanto torturava um gato. Ela foi incentivada por usuários do aplicativo Discord, uma plataforma de mensagem instantânea. O caso ocorreu em setembro do ano passado e foi revelado pelo Fantástico.

O que aconteceu

A garota participava de uma transmissão ao vivo de atos cruéis, a partir de um endereço na Grande São Paulo. Cerca de 16 mil pessoas faziam parte da comunidade virtual em que o crime foi cometido.

Usando máscara de caveira, a menina tentou sufocar, esfaquear e queimar um gato da vizinhança. O caso foi denunciado e uma veterinária disse que a garota queimou um pedaço de papel e ateou fogo no gato. O incêndio se alastrou e a casa pegou fogo.

Ao Fantástico, o Discord disse estar colaborando ativamente pela aplicação da lei.

Discord na mira nos EUA

Nos EUA, o Discord é acusado de abrigar discursos de supremacistas brancos e de facilitar a divulgação de pornografia infantil. A empresa está na mira de uma investigação sobre vazamento de documentos do Pentágono.

O atrativo do Discord é a ausência de controle. Segundo especialistas em segurança digital, não há nenhuma entidade que exerça controle total sobre a plataforma.

A empresa tem sede em São Francisco e foi criada em 2015, como uma plataforma para que jogadores online interagissem. No entanto, virou uma espécie de refúgio para os usuários desencantados com as redes sociais mais tradicionais, como Facebook, Instagram e Twitter.

A Discord permite que as comunidades configurem os chamados "servidores": espaços virtuais em que os usuários podem conversar, compartilhar arquivos de mídia e se conectar com outros usuários com os quais há interesses similares. A plataforma é considerada por especialistas um "habitat natural para os renegados".