Topo

'Menos um fazendo o L': durante enterro, família recebeu vídeo com deboches

Do UOL, em São Paulo

04/05/2023 04h00

Familiares de Matheus Campos Silva, 21, vítima de um atropelamento na região central de São Paulo, dizem que, durante o enterro, começaram a receber vídeos que zombavam do jovem morto. O caso ganhou repercussão após o atropelador gravar um vídeo dizendo "menos um fazendo o 'L'" (símbolo usado pelos eleitores de Lula durante as eleições de 2022).

O que diz a família

A primeira versão apresentada para a família era a de que Matheus teria morrido em um acidente comum de trânsito e que o autor teria fugido.

Durante o enterro, os familiares receberam vídeos que mostram Matheus pedindo socorro e o motorista de aplicativo Christopher Gonçalves Rodrigues debochando da situação — a vítima do atropelamento era um suspeito de furto.

Os vídeos começaram a chegar em grupos de motoristas de aplicativo, segundo as irmãs da vítima. Paloma Campos Santiago e Talita Mayara estiveram ontem no 5º DP (Aclimação), que apura o caso.

A Polícia Civil vai investigar se houve incitação ao crime por postagem nas redes sociais do atropelador Christopher.

Meu padrinho, que é motorista de aplicativo, recebeu nos grupos [o vídeo] do autor glorificando que tinha matado um assaltante."

No começo eu não queria ver porque mostra meu irmão debaixo do carro, cheio de sangue e pedindo socorro. Eu não consegui ver mais."
Paloma Campos Santiago, 29, irmã de Matheus

O que mais disse a irmã da vítima

Paloma também afirma que, se Matheus realmente estivesse roubando, ele deveria ter sido preso.

O que o motorista fez foi horrível. Justiça com as próprias mãos não resolve nada. Ele matou o meu irmão. A gente nem conseguiu viver o luto."

Meu irmão era um jovem como qualquer um, que trabalhava vendendo bala e capinha de celular no farol. Era assim que ele ganhava a vida. Ele nunca roubou nada de ninguém."

Não temos provas de que ele furtou o celular, mas isso não justifica. Não temos bandidos na família. Se ele tivesse roubado, iríamos agradecer pela prisão, para ele pagar pelo que ele fez."
Paloma, irmã vítima

O que diz a defesa

O advogado Walisson Silva afirmou que trabalhará para que Christopher seja indiciado por três crimes: homicídio doloso (quando há intenção de matar), omissão de socorro e incitação ao ódio.

De acordo com as imagens, acreditamos que é um crime de homicídio doloso, já que o rapaz alega que foi defender uma vítima de um furto de um celular. Você julgar uma pessoa pelo furto de um celular, tirando a vida dela, é absurdo."

Ele mata uma pessoa, nega que ela seja socorrida, ela fica agonizando e ele vai para as redes sociais vangloriar daquele fato covarde, trazendo um viés político. Isso leva a crer que foi um homicídio doloso."
Walisson, advogado da família de Matheus

O que diz a polícia

O delegado Percival Alcântara, titular do 5º DP, disse que o caso foi inicialmente registrado como "furto" e "morte suspeita".

O foco é mostrar se o atropelamento foi intencional (homicídio doloso) ou acidental (homicídio culposo), segundo o delegado responsável pelas investigações.

Depois vamos analisar se os vídeos incitam o crime. Estamos levantando o máximo de provas possíveis porque não temos imagens [do circuito de segurança]. Também estamos apurando se ele prestou socorro ou se outra pessoa pediu."
Percival Alcântara, delegado

A vítima do furto será ouvida no 5º DP nesta quinta-feira (4), para reconhecer ou não Matheus como autor do furto.

Mesmo se ele tivesse furtado e fugindo, isso não dá o direito de ninguém fazer justiça com as próprias mãos. Ninguém pode atropelar e matar uma pessoa porque ela estaria em fuga."
Percival Alcântara, delegado

Segundo o delegado, Christopher afirmou na delegacia que o atropelamento foi acidental. O atropelador não quis apresentar um advogado até o momento para o caso.

O que mais se sabe sobre o caso

A vítima de um furto de celular registrou boletim de ocorrência informando que estava com as janelas abertas quando uma pessoa apareceu ao lado do veículo, pegou seu celular e correu.

Em seguida, a vítima do furto informou ter visto o mesmo homem caído no chão após ter sido atropelado pelo carro de Christopher.

O atropelador disse à polícia que não conseguiu parar a tempo, atropelou o homem e o socorreu em seguida.

Nas redes sociais, Christopher gravou um vídeo zombando da vítima de atropelamento: "Menos um fazendo o 'L'".