Tales: Aliados de Bolsonaro querem fala dura sobre Guarujá e Tarcísio

O colunista do UOL Tales Faria afirmou durante sua participação no UOL News que as declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) colam sua imagem ainda mais à do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Essa operação e as declarações do Tarcisio tendem a colar ainda mais a imagem do governador a Bolsonaro. Seguidores do presidente estão convencendo Bolsonaro — a informação que tenho é essa — a também se pronunciar em defesa da chacina."

"A ideia é Bolsonaro ser ainda mais duro que o governador, radicalizando na linha de que bandido bom é bandido morto, dizer que bandidos atacaram a polícia e que a reação é corretíssima. De uma forma semelhante a Tarcísio, só que de maneira mais dura, e colando a imagem de interesse do Bolsonaro", completou.

Guarujá: PM-SP se inspirou em 'operação vingança' do Rio, diz Sou da Paz

O coordenador do Instituto Sou da Paz, Rafael Rocha, criticou durante entrevista ao UOL News desta segunda-feira (31) a atuação da polícia durante operação em busca de suspeitos de matar um soldado da Rota no Guarujá (llitoral paulista). Mais cedo, o governador Tarcísio, classificou a operação como bem-sucedida.

Me parece muito difícil considerar [bem-sucedida] uma operação que em três dias deixa dez mortos, uma série de denuncias de violações, de tortura, de cadáveres, vítimas da atuação policial que foram removidas do local."

Rocha ainda comparou a ação no Guarujá com as mortes registradas em comunidades do Rio de Janeiro.

A não ser que o sucesso for mensurado por uma revanche. Me parece muito mais um 'operação vingança', nos moldes que nos temos cada vez mais no Rio de Janeiro. Quando um policial é morto, depois policiais sobem morros e comunidades e deixam dezenas de mortes. Me parece que o que temos aqui é uma versão paulista desse fenômeno."

Guarujá: Operações violentas já rendiam dividendos políticos antes do bolsonarismo, diz Madeleine

Continua após a publicidade

A comentarista do UOL News Madeleine Lacsko também comentou a respeito da operação policial no Guarujá. Ela relembrou outros casos com muitos mortos e afirmou que a letalidade policial em São Paulo é alta há muito tempo.

Somos um país que não valoriza a vida, que está comemorando que os assassinatos por ano caíram de 60 mil para 40 mil. A guerra da Ucrânia teve 27 mil assassinatos. A vida vale muito pouco e o discurso bélico vale muito."

Segundo Madeleine, esse tipo de operação rende dividendos políticos em São Paulo antes mesmo do bolsonarismo ganhar força.

Politicamente, infelizmente, quanto mais violenta é a reação, mais o político tem dividendos com isso. É um país que não dá valor a vida de uma forma sistemática. E essas operações violentas já renderam muito bons dividendos políticos para muita gente antes mesmo do bolsonarismo, está aí Geraldo Alckmin vice-presidente da República."

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo

Continua após a publicidade

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.